São Paulo, sábado, 08 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS DE ALGUNS VERBETES DE DICIONÁRIO

Betinho
"(...) Betinho retornou ao Brasil em 5 de setembro de 1979, encerrando um exílio de oito anos. Sua volta foi marcada por um dos versos da canção "O Bêbado e a Equilibrista", de Aldir Blanc e João Bosco, interpretada por Elis Regina, que dizia: "Que sonha/ Com a volta do irmão do Henfil/ Com tanta gente que partiu/ Num rabo de foguete."

Câmara, Hélder
"(...) Em maio de 1970, no Palácio dos Esportes, em Paris, dom Hélder fez uma conferência para mais de dez mil pessoas, relatando a situação em que se encontrava o Brasil e denunciando casos de tortura de presos políticos, todos comprovados pela Comissão Internacional de Juristas. (...) De volta ao Brasil, dom Helder enfrentou uma forte campanha através da imprensa. Recebeu vários ataques, entre eles os do sociólogo Gilberto Freyre, que o acusou de aliado do comunismo internacional. (...) Em seguida, o arcebispo foi proibido de discursar no país, assim como de falar no rádio e na televisão."

Del Picchia, Menotti
"(...) Em meio à grande efervescência política e cultural da década de 1920, o movimento modernista, que teve seu marco na Semana de Arte Moderna de 1922, defendia uma arte livre da submissão aos padrões culturais acadêmicos europeus, voltada para uma temática e uma linguagem brasileiras. Menotti del Picchia teve participação ativa no movimento, ao qual deu ampla cobertura nas páginas do "Correio Paulistano". Juntamente com Plínio Salgado, Cândido Mota Filho, Alfredo Ellis e Cassiano Ricardo, formava o grupo Verde-Amarelo, que sustentava a exaltação das tradições culturais brasileiras, contrastando com o criticismo "antropofágico" do grupo Pau-Brasil, liderado por Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Raul Bopp."

Médici, Emilio Garrastazu
"(...) Entre 1968 e 1974, a economia brasileira sofreria uma notável expansão, refletida no crescimento acelerado do Produto Interno Bruto (PIB). O período, que ficou conhecido como do "milagre brasileiro" em alusão aos milagres alemão e japonês das décadas de 1950 e 1960, seria marcado por taxas de crescimento excepcionalmente elevadas, que foram mantidas, enquanto a inflação, "controlada e institucionalizada", declinava, estabilizando-se em torno de 20% a 25% ao ano."

Pelé
"(...) Numa de suas passagens pelo Brasil, em plena efervescência política pela redemocratização do país, Pelé provocou descontentamento ao declarar que pouco adiantava se obter o direito a eleições diretas para presidente da República, uma vez que o povo brasileiro não estava preparado para votar. (...) Com a posse do presidente Fernando Henrique Cardoso em janeiro de 1995, Pelé assumiu o Ministério Extraordinário dos Esportes, criado especialmente para ele, anunciando uma ação imediata contra os abusos que estariam sendo praticados nas concessões de autorização e no funcionamento dos bingos e distorcendo os objetivos da chamada Lei Zico."

Revolução de 1964
"(...) Enquanto expressão de interesses de classes -com expressiva mobilização dos grupos dirigentes e respaldo das classes médias- caracterizou-se pela rearticulação política do empresariado nacional, ligado ao capitalismo internacional, correspondendo internamente ao extrato moderno da burguesia industrial. De importância maior que um simples acidente no processo político brasileiro, o movimento de 31 de março de 1964 ficou, pela sua natureza, tão distante de uma revolução quanto de um golpe de Estado."



Texto Anterior: Presente traz desafio à pesquisa
Próximo Texto: Mônica Bergamo: Planeta dos gatos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.