São Paulo, quinta-feira, 08 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZIANAS

Já ganhou...
George Clooney, que continua na liderança na preferência de público e crítica ao Leão de Ouro do Festival de Veneza com seu "Good Night & Good Luck" (boa noite e boa sorte), está também em primeiro na lista de piores incidentes da mostra (até aqui).

...e já perdeu
A sessão de gala do filme de Clooney foi a única a sofrer interrupção e recomeçar. O longa sumiu da tela a pedido do próprio diretor, incomodado com a algazarra dos espectadores que chegaram atrasados e não conseguiam localizar seus lugares.

Todas as letras
Do português João Botelho, diretor de "O Fatalista", sobre o cinema português: "Não há pressão de mercado, porque não temos mercado; temos grandes atores, mas não um "star system'; não temos uma relação com o cinema em que um dólar [investido] tem de render dois. Pode não render nada".

Todos os números
O produtor Paulo Branco respaldou Botelho com números na defesa do cinema autoral: "Qualquer êxito em Portugal não ultrapassa 200 mil espectadores. Como mercado, é ridículo. Mas, dos oito filmes que o país fez no ano, dois foram para Cannes e dois para Veneza".

Selo
O curta "De Glauber para Jirges", de André Ristum, filho do segundo (Jirges Ristum) tem sessão hoje em Veneza. O filme encena a correspondência trocada pelos dois cineastas nos anos 60.

Terrorismo
Causou rebuliço no meio cinematográfico a informação (não-confirmada) de que o longa que Nanni Moretti está filmando ("Il Caimano") inclui um atentado ao premiê da Itália, Silvio Berlusconi.


Texto Anterior: Cantet investiga desejo feminino
Próximo Texto: Música: Show reúne velha-guarda do heavy metal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.