São Paulo, sexta-feira, 08 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Woody Allen brinda idéias fora do lugar

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (Telecine Cult, 20h15) estará para sempre na galeria dos títulos mais idiotas dados no Brasil a filmes com nome original tão mais poéticos, caso deste "Annie Hall", de Woody Allen.
Talvez o título brasileiro quisesse dar a entender que riríamos muito no filme -o que não é tanto o caso, porque se trata de uma comédia dramática, bastante contida. Mais do que isso, é uma ambígua homenagem de Woody à sua Nova York.
Ou seja: à vida intelectual de Nova York, que o autor vê como uma espécie de decalque da intelectualidade européia, com tudo o que idéias fora do lugar podem ter de ridículo e enriquecedor. Talvez porque sempre nos fique a indagação: existem realmente idéias fora do lugar?
Ao mesmo tempo, lá está, bem em seu lugar, Diane Keaton, cujo apelido é Annie e cujo sobrenome de batismo é Hall. É, ao lado de Woody, a protagonista do filme. E mais que isso: é sua musa.


Texto Anterior: Gastronomia: Pierre Troisgros ensina "clássico" no GNT
Próximo Texto: Resumo da novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.