São Paulo, sábado, 08 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Editor ajudou a criar coleção de arte na Europa

DA REPORTAGEM LOCAL

Nascido no Rio, filho de imigrantes que se dedicavam ao ramo da mineração no Brasil, Charles Cosac, 41, viveu na cidade serrana de Petrópolis (RJ) até os 16 anos. Com essa idade, foi para a Inglaterra, onde se formou em matemática e administração para "agradar aos pais".
"Não tinha ainda vocação para nada, era muito jovem", diz o editor, que depois viveu nos EUA e na Rússia.
Mestre em história e teoria da arte pela Universidade de Essex, ele ajudou a criar, em 1993, a primeira coleção de arte latino-americana na Europa, a University of Essex Collection of Latin American Art, para a qual doou quatro obras, de Siron Franco, Tunga, Lygia Pape (1929-2004) e Farnese de Andrade (1926-96). Prestes a virar museu, a coleção conta, segundo ele, com cerca de mil peças.
De volta ao Brasil em 1996, Charles fundou a editora em parceria com o cunhado, o empresário Michael Naify. Ele sonha agora em editar livros sobre Andy Warhol (1928-87) e a brasileira Maria Martins (1900-73).


Texto Anterior: Livros: Cosac festeja 10 anos com lançamentos
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.