São Paulo, segunda, 8 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento discute relação entre romance e cidade sem incluir SP

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

A relação entre romance e cidade será o tema de um seminário nacional, cujo início está marcado para o próximo sábado em Porto Alegre. Até 21 de novembro, serão dez palestras, aos sábados, das 9h às 12h, no teatro Renascença.
O objetivo dos organizadores é proporcionar uma "discussão sobre o imaginário das cidades e a sua presença na literatura".
Serão focalizadas, por exemplo, as relações entre a obra de John Dos Passos e a cidade de Nova York; Fiodor Dostoiévski e São Petersburgo; Marcel Proust e Paris; Rubem Fonseca e Rio de Janeiro; Érico Veríssimo e Porto Alegre; e Ítalo Calvino e as "cidades invisíveis".
O doutor em letras pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) Claudio Cruz, um dos organizadores do seminário, disse que a ausência de São Paulo entre as cidades escolhidas é um sintoma da "irrefreável vocação babélica" da cidade.
Ele afirma que foram feitas várias tentativas, todas frustradas, para que o seminário tivesse um especialista paulistano. Para Cruz, o "caráter exacerbadamente metropolitano de São Paulo pode ter inviabilizado a sua presença no seminário".
O ciclo de palestras, intitulado "Seminário Nacional Romanceiro da Cidade - a Representação da Cidade na Literatura", é uma promoção da Secretaria Municipal da Cultura.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.