São Paulo, terça, 8 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilhas têm vida própria

especial para a Folha

Dois lançamentos simultâneos sugerem que um novo nicho do mercado começa a se abrir para os instrumentistas: trilhas sonoras de espetáculos de dança, que acabam virando CDs.
"Caixa de Folia" destaca a música do baixista Zeca Assumpção para "Folia 2", da coreógrafa Lia Rodrigues. Robertinho Silva (percussão) e Marlui Miranda (voz) estão entre os convidados.
"Criar uma trilha é muito mais complexo que fazer um disco", compara o compositor, que mergulhou em antigos livros e pesquisas folclóricas de Mário de Andrade e do historiador Álvaro Carlini.
Optando por trabalhar essencialmente com percussão e voz, Assumpção exibe seu contrabaixo virtuose em apenas duas faixas.
A cuidadosa pesquisa de timbres e sonoridades chama atenção.
Já o multiinstrumentista e arranjador Antonio Saraiva utiliza percussão e alguns instrumentos de corda, na trilha que escreveu para "Chegança", da coreógrafa Paula Nestorov.
Recorrendo a elementos extraídos da música regional (a instrumentação inclui violão e acordeão), Saraiva criou uma espécie de rapsódia temperada com ritmos brasileiros.
Tanto a obra de Saraiva como a de Assumpção vencem fácil o teste para uma trilha de qualidade: ambas têm vida própria. (CC)
²

Disco: Caixa de Folia
Autor: Zeca Assumpção
Lançamento: Pau Brasil
Quanto: R$ 18 (em média)
²
Disco: Chegança
Autor: Antonio Saraiva
Lançamento: RioArte Digital
Quanto: R$ 18 (em média)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.