São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Banda caça eleitores e larga ouvintes

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Um bom jingle de campanha eleitoral necessita dos mesmos requisitos de uma canção pop que almeja as paradas de sucesso. Tem que ter, antes de mais nada, algum trecho que grude como chiclete na cabeça do ouvinte.
O novo disco do R.E.M., "Around the Sun", não serve para mascar, aliás, nem deveria ser chamado de "novo disco do R.E.M.". O mais correto é encará-lo como uma peça de propaganda dos marqueteiros de John Kerry.
Michael Stipe nunca foi tão explícito como agora. As 13 faixas encaminham-se para os mesmos temas: os EUA estão um caos, Bush precisa sair do poder, ainda há esperança (e tudo depende do seu voto, caro ouvinte). Louvável do ponto de vista político, estranho para o mundo musical.
Tome como exemplo "Final Straw": "Há uma dor profunda que não foi corrigida/Há uma voz em mim que diz que você não vai vencer". Ou, então, "Aftermath", em que Stipe mais parece um boneco de ventríloquo: "Em um universo onde você vê o pior/É responsabilidade sua consertá-lo". Isso já não é um disco político, mas sim uma boca-de-urna; Stipe não canta, ele discursa.
Musicalmente, o R.E.M. tem pouca coisa a acrescentar. Repisa nos mesmo temas, investe em baladas apenas corretas e nos instrumentos de cordas. É um disco lento, sem riffs ou refrões que, como nos tempos de "Document" (1987), grudam na memória.
Há, no entanto, seus bons momentos, como "Leaving New York" e "The Outsiders", que retomam o estilo calmo, sem surpresas, mas ainda assim adoráveis, da fase atual, ou "Wanderlust", a mais pop do disco.
"Around" é um disco de causa imediata: as eleições. Para quem não é norte-americano, ele terá seu potencial amenizado (isso sem ignorar que o resultado tem repercussões mundiais etc. etc.). Há, sempre, a possibilidade de ver as letras como metáforas do mal-estar do mundo atual.
Assim como a cara de cachorro chorão de Kerry não é muito atraente no mundo das aparências, o R.E.M. perde a chance de colocar a política em uma roupagem mais atraente e acessível.


Around the Sun   
Artista: R.E.M.
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 32, em média



Texto Anterior: Música: R.E.M. lança campanha dupla nos EUA
Próximo Texto: Cinema: Filme desperta o lado adulto das crianças
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.