São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Globo lança almanaque e faz documentário

A Globo lança no final de novembro nas livrarias o "Almanaque da TV Globo", um livro de 490 páginas que registrará a "memória afetiva" da emissora.
A obra, escrita pelo jornalista Marcel Souto Maior, trará um histórico de todos os programas, de todos os gêneros, já produzidos nos 41 anos da rede.
Não será apenas um livro de consulta para pesquisadores e aficionados por televisão. Como nos almanaques vendidos em bancas nos anos 70 e 80, o da Globo trará curiosidades sobre as atrações da rede _por exemplo, a letra da música-tema do antigo "TV Globinho". O livro será ilustrado com gráficos e fotografias marcantes, como as de Regina e Lima Duarte na novela "Roque Santeiro" ou de Sônia Braga em "Gabriela".
O almanaque faz parte do projeto Memória, criado há sete anos para manter atualizado um banco de dados audiovisual da rede. O projeto já gerou uma biografia de Roberto Marinho, o "Dicionário da TV Globo", com fichas de todas as novelas e séries da emissora até 2003, e o polêmico livro sobre os 35 anos do "Jornal Nacional", que vendeu 110 mil exemplares, algo extraordinário para o Brasil.
Outra obra com a história da Globo será um documentário de uma hora, recheado com depoimentos de centenas de artistas, autores, jornalistas e executivos da rede. O vídeo, no entanto, só terá uso institucional _apresentações em feiras e seminários, por exemplo.

CINE PARADISO 1 A Globo criou um cineclube em Taperoá, cidade de 14 mil habitantes na Paraíba, onde se prepara para filmar a microssérie artesanal "A Pedra do Reino", baseada na obra do escritor Ariano Suassuna. A localidade nunca teve cinema.

CINE PARADISO 2 Todas as noites, o diretor Luiz Fernando Carvalho tem projetado filmes, em DVD, no galpão em que está ensaiando com o elenco e que serve de ateliê para os artistas plásticos que produzem cenários e adereços.

CINE PARADISO 3 Nas sessões, abertas, já foram exibidos biscoitos finos como "Amarcord", de Federico Fellini, "Que Viva México!" (Sergei Eisenstein), "O Sétimo Selo" (Ingmar Bergman) e "Luzes da Ribalta" (Charles Chaplin).

MERA COINCIDÊNCIA A atriz Regina Duarte, eleitora do PSDB, contracenou com o boneco de um tucano no capítulo de quarta de "Páginas da Vida". Teve gente que achou que foi propaganda subliminar. Mas foi só coincidência.

VIDA REAL Próxima novela das oito da Record, "Vidas Opostas" terá cenário de uma redação de telejornal. Na trama, haverá uma fictícia emissora de televisão, ainda sem nome, em que trabalhará um grupo de jornalistas.

EXPORTAÇÃO A Disney comprou a série "Um Menino Maluquinho", produzida pela TVE do Rio. A obra, adaptação de criação de Ziraldo, já está sendo dublada para o espanhol. Em breve, será exibida pelo Disney Channel em toda a América Latina.

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Lula lança o Memória Zero
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.