São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tradicional, cozinha espanhola estrela novo volume da coleção

Exemplar de "Cozinha País a País" chega às bancas no próximo domingo

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tema do 11º volume da coleção "Cozinha País a País", a culinária da Espanha alcançou prestígio nos últimos anos graças a criações vanguardistas de chefs como Ferran Adrià e Juan Mari Arzak. Mas sua cozinha tradicional continua a atrair paladares exigentes.
A introdução do livro descortina os produtos e os atrativos das principais regiões do país. Próximo ao mar Cantábrico, o destaque vai para os pescados e crustáceos, enquanto os vales dos rios produzem legumes de alta qualidade, como feijões de diferentes variedades, fava, milho, pimentão e batata. É lá também que se concentra a criação de gado bovino, que fornece carnes e queijos.
Junto ao Mediterrâneo, há quatro grandes cozinhas (Catalunha, Valência, Múrcia e ilhas Baleares), nas quais mariscos e peixes são combinados com verduras e legumes, compondo um cardápio completo e muito saboroso. O azeite também desempenha papel essencial.
Ao sul, na Andaluzia, frutos do mar, peixes e hortaliças dividem as atenções à mesa com o afamado presunto ibérico. "Produz-se 40 milhões de presuntos por ano, um para cada habitante. Ele é utilizado no lugar do bacon, em cozidos, nas tortillas e em muitos outros pratos", afirma José Maria Rios, dono do Don Curro.
As receitas, organizadas em capítulos, ilustram o quão diversificada é essa cozinha. Não faltam clássicos, como a paella (em versão vegetariana) e o gaspacho (sopa fria de tomate).

Texto Anterior: Paulo é o nome de Santoro no terceiro espisódio
Próximo Texto: Indústria paparazzi no Brasil é mais "modesta"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.