São Paulo, quinta-feira, 08 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Conselho de Comunicação do Congresso está vago há 3 anos

O Conselho de Comunicação Social, órgão que deveria auxiliar o Congresso Nacional em questões de comunicação, está vago desde 2006 e sua última reunião aconteceu em 20/11/ 2006 -há quase três anos-, quando deveriam acontecer mensalmente.
O órgão sempre enfrentou resistências. Criado pela Constituição de 1988 e pensado como forma de consulta à sociedade sobre a mídia -especialmente rádio e TV, que são concessões públicas-, o conselho só começou a funcionar 14 anos depois, em 2002.
Entre os temas que deve debater estão a produção e programação das emissoras de rádio e TV e a outorga de concessões. Seus conselheiros são representantes da sociedade civil, de profissionais da área de comunicação e das empresas de rádio, TV e imprensa escrita, escolhidos em reunião conjunta do Congresso.
Em agosto deste ano, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) ajuizou representação na Procuradoria-Geral da República para questionar judicialmente esse tema.
Procurado, o Senado não se manifestou sobre o assunto.
Gabriel Priolli, coordenador de conteúdo e qualidade da Fundação Padre Anchieta e membro suplente da última composição do conselho, diz que a ausência desse órgão mostra a subrepresentação da sociedade civil em assuntos relevantes, como a TV digital.
Para João Brant, da ONG Intervozes, apenas o debate sobre comunicação já é incômodo para a bancada da radiodifusão. Este será um dos temas que serão discutidos em dezembro, na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília.

SEM TARJA
Depois de mostrar na TV duas panicats em uma praia de nudismo, Alan Rapp, diretor do "Pânico na TV", lançou no Twitter a possibilidade de que a matéria seja exibida sem as tarjas na internet, garantindo a nudez total. Segundo Rapp, isso só depende da autorização das garotas. O programa já exibiu sem censura na rede um quadro cheio de palavrões.

NA GALERIA
A Globo parece ter gostado da Galeria do Rock, tradicional ponto do centro de São Paulo. Depois de aparecer em cenas de "Aline", o local também será visto em "Bom Dia, Frankenstein", próxima novela das sete.

TUDO 10
O especial de dez anos do programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, será feito em São Paulo no dia 5 de novembro, e quer tudo pautado em dezena. Transmitido do Credicard Hall, o sorteio de dez carros (da linha Gol) já está confirmado, mas as dez atrações ainda não.

APOIO PRA CACHORRO
O desenho "Escola Pra Cachorro", primeira série regular coproduzida no Brasil que o canal infantil Nickelodeon exibe a partir do dia 12, não tem do que reclamar. Contou com patrocínios e apoios da Pedigree, Toddynho, CSN, financiamento do BNDES, Ancine e do governo de São Paulo.

por RODRIGO RUSSO (interino)



Texto Anterior: Televisão/Crítica: Bichinhos de "Gremlins" atacam com humor e terror
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Tô com Enem na cueca!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.