São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha destaca museu que reúne acervos de Berlim

Volume que aborda a Gemäldegalerie chega às bancas no próximo domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo domingo, a Coleção Folha Grandes Museus do Mundo aborda uma instituição cujo acervo foi dividido pela Guerra Fria e só reunificado depois da queda do muro que dividia a cidade em que ela está: a Gemäldegalerie, em Berlim.
Com obras-primas da arte europeia entre os séculos 13 e 18, o museu transferiu todos os quadros para os porões durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, devido ao medo dos bombardeios, eles foram parar no bunker antiaéreo de Friedrichshaim.
Em março de 1945, com o avanço das tropas soviéticas, 1.125 obras foram escolhidas para serem escondidas em uma mina de sal, na Turíngia. Elas só começaram a voltar a Berlim em 1953, ficando abrigadas no bairro de Dahlem, na parte ocidental da cidade.
Já o Bode-Museum, em Berlim Oriental, ficou com os quadros que haviam sido transferidos para Moscou.
O Muro de Berlim veio abaixo em 1989, mas, até 1997, a maior parte das obras ainda estava dividida entre os centros de exposição de Berlim-Dahlem e do Bode-Museum.
Só em 1998, finalmente, foi inaugurada a nova sede, ao sul do Tiergarten, e no coração do Kulturforum. Projetado pelos arquitetos Heinz Hilmer e Christoph Sattler, de Munique, o edifício tem o formato de um contêiner, permitindo que todos os quadros sejam vistos pela luz natural.
Seu acervo é constituído de uma seleção primorosa das escolas artísticas europeias, destacando-se a italiana, a flamenga e a alemã. Esta última está especialmente representada pelas obras-primas de Albrecht Dürer (1471-1528), como a "Virgem do Pintassilgo", de 1506, óleo sobre madeira pintado em Veneza.


Texto Anterior: Ministro quer museu dedicado ao artista em Recife
Próximo Texto: Crítica/DVD/"O Homem que Virou Suco": Filme sobre preconceito no Brasil continua atual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.