São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Cisco Kid
SBT, 14h.
(The Cisco Kid). EUA, 1994, 95 min. Direção: Luis Valdez. Com Jimmy Smiths, Cheech Marin, Saide Frost. Cisco Kid e seu companheiro Pancho, heróis de várias eras -do cinema mudo aos anos 50-, retornam em filme para TV, no México, enfrentando o imperador Maximiliano. Faroeste cômico; a prudência recomenda não esperar muito.

Cocoon - O Regresso
Globo, 15h30.
(Cocoon: The Return). EUA, 1988, 96 min. Direção: Daniel Petrie. Com Don Ameche, Wilford Brimley, Hume Cronyn. Após serem levados para planeta distante, os idosos do filme original voltam à Terra, devidamente revigorados. Ora, a beleza do primeiro filme, em seu final, consistia em apontar um caminho suave para a morte. Aqui, revela-se que não era bem assim: a turma ia para uma espécie de estação de águas interespacial. Decepcionante.

Platoon
Record, 22h30.
(Platoon). EUA, 1986, 113 min. Direção: Oliver Stone. Com Tom Berenger, Willem Dafoe, Charlie Sheen, Forest Whitaker. O impacto de "Platoon", a seu tempo, pode ser medido pelos Oscars de melhor filme, direção, montagem e som. A história tem por centro Sheen, o jovem que vai à Guerra do Vietnã disposto a se tornar um homem, ou seja, em busca de uma mitologia, e encontra uma realidade assustadora. Hoje, passado o impacto (que se devia em parte ao fato de Stone ter estado no Vietnã), o filme tende a interessar menos.

Além das Nuvens
Bandeirantes, 23h.
(Par-delà les Nuages). França, Itália, Alemanha, 1995, 109 mim. Direção: Michelangelo Antonioni e Wim Wenders. Com Marcello Mastroianni, Fanny Ardant, Irène Jacob, John Malkovich, Sophie Marceau, Ines Sastre, Peter Weller, Jeanne Moreau. Basicamente, três episódios que marcaram o retorno de Antonioni ao cinema, assessorado por Wenders, após um derrame que o deixou com o corpo quase paralisado. Que dizer? Antonioni meio paralítico é melhor do que 99% dos cineastas em atividade. A primeira história, dos amantes (ou não amantes) de Ferrara, Itália, é memorável. Anunciado há cerca de um mês e agora reprogramado, sempre como inédito.

Intercine
Globo, 2h30.
As opções propostas para o fecho de semana do "Intercine" são o suspense "O Anjo Malvado" (1993, de Joseph Ruben, com Macauley Culkin, Elijah Wood, Wendy Crewson) e a comédia romântica "Um Toque de Infidelidade" (1989, de Joel Schumacher, com Ted Danson, Isabella Rossellini, Sean Young, Lloyd Bridges).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

A TV e o triunfo da despretensão

A comédia é um gênero estranho, serve tanto para mostrar coisas que permanecem escondidas como para esconder outras mais ou menos ostensivas.
"Como Ser Solteiro" (Canal Brasil, 16h30) apresenta-se como comédia de costumes sobre jovens namoradores, em suma. E o espectador pode se perguntar que sentido isso faz. Seria um filme alienante? Sim, mas não por omitir, digamos, nossas mazelas sociais. Sim, por não ter nada a dizer sobre as coisas.
Nos anos 80, "Menino do Rio" tratava de surfistas. Tinha o mérito de levar ao espectador um modo de viver, de pensar, de estar entre as coisas.
"Como Ser Solteiro" usa a capa da despretensão para não mostrar nada, não dizer nada. É um triunfo da TV. (IA)

HISTÓRIA

Programa lembra o Ato Institucional Número 5
O programa "500 Anos de História do Brasil" (GNT, 21h30) investiga as razões que levaram o governo militar brasileiro a decretar o AI-5. A atração promove um debate entre o almirante-de-esquadra Ivan Serpa e o advogado de presos políticos Modesto da Silveira.

MÚSICA

Paralamas do Sucesso recebe convidados
Às 21h30, o Multishow leva ao ar o programa "Paralamas em Close-Up", produção da Conspiração Filmes em que a banda recebe músicos como Arnaldo Antunes, Jorge Ben Jor, Rita Lee, Roberto Frejat, Dado Villa-Lobos, Evandro Mesquita e o grupo Kid Abelha.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Amar melhor
Próximo Texto: José Simão: Efeito "Playboy"! Papai Noel agarra os peitos da Hebe!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.