São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Versos de dr. Seuss são rebeldes

GABRIELA ROMEU
DA REDAÇÃO

Ritmo, sonoridade e nonsense. Esses são os principais ingredientes da poesia de doctor Seuss, apelido do escritor, pintor e cartunista americano Theodor Seuss Geisel (1904-1991), que acaba de ganhar versão em português.
Os versos não recitados no filme "O Grinch" estão na tradução "Como o Grinch Roubou o Natal" ("How the Grinch Stole Christmas", de 1957), da Companhia das Letrinhas. Além da fábula do monstrengo verde, a editora lançou "O Gatola da Cartola" ("The Cat in the Hat", de 1957).
Os livros foram traduzidos por Mônica Rodrigues da Costa, poeta e editora da Folhinha, Lavínia Fávero e Gisela Moreau, com ilustrações do autor. A previsão é de que os livros "Oh, the Places You'll Go" (Oh, Os Lugares Que Você Tem para Ir, de 1990) e "Horton Hatches the Egg" (Horton Choca o Ovo, de 1940) ganhem edições bilíngues em 2001.
"Dr. Seuss é um poeta rebelde. Os personagens que inventa são criaturas linguísticas, construídas num ritmo vertiginoso, com palavras que muitas vezes não existem", diz Mônica Costa.
O livro "O Gatola da Cartola" mostra um pouco da rebeldia do poeta. Em um dia chuvoso, duas crianças entediadas vêem aparecer um gato que deixa a casa delas de ponta-cabeça. "Como o Grinch, o Gatola é uma espécie de demônio que tenta as crianças. Mas é ele quem inicia as travessuras, às quais as crianças assistem deliciadas", explica a tradutora.
A história do Gatola surgiu de uma lista de 220 palavras curtas e simples, um desafio proposto pelo editor de dr. Seuss. Em 1960, ele recebeu outra lista, com 50 palavras, que resultou em "Green Eggs and Ham" (Ovos Verdes com Presunto), o terceiro livro mais vendido em língua inglesa. Seus 44 livros venderam mais de 400 milhões de exemplares.


Livro: O Gatola da Cartola
Autor: doctor Seuss
Editora: Companhia das Letrinhas
Quanto: R$ 19 (72 págs.)



Livro: Como o Grinch Roubou o Natal
Quanto: R$ 19,50 (64 págs.)





Texto Anterior: "Sem Jim Carrey, não teria filme", diz diretor
Próximo Texto: Filme/Crítica: Como o ator roubou a cena
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.