São Paulo, sábado, 08 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Spike Jonze é diretor de criação de canal na web

Com programação ousada, site promete salvar espectador das "garras da TV"

Diretor de "Adaptação" ancora programa que já recebeu MIA e Kanye West; VBS TV tem ainda atrações sobre arte, esporte e turismo

BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sob o slogan "salvando-o das garras mortais da TV", a VBS TV (www.vbs.tv) oferece na web uma programação ousada para os padrões televisivos. Spike Jonze, diretor de "Adaptação" e "Quero Ser John Malkovich", responde pela direção de criação do site-canal, o que dá pistas de sua programação.
Entre seus 20 programas, "Art Talk" traz conversas com artistas, da videoarte à fotografia; "Epicly Laterd" mistura esportes radicais e humor; "Vice Guide to Travel" é um programa de viagem com roteiros nada comuns e "VBS Meets" já convidou o diretor Michel Gondry para entrevistar a atriz Charlotte Gainsbourg.
Jonze ancora o "Spike Spends Saturday With", que traz o diretor acompanhando alguma celebridade em seu fim de semana. MIA, sua primeira convidada, dançou na rua a pedido do diretor, que encontrou o rapper Kanye West no segundo programa. Jonze não é o único rosto conhecido: "Dear Diary" conta com a atriz Chloë Sevigny -cada programa é dividido em diversos episódios, o que permite que o canal apresente novidades todos os dias.
Há ainda reportagens investigativas especiais, como "Toxic Alberta", sobre a poluição na região canadense de extração de petróleo.
O canal costuma trabalhar com uma equipe de três correspondentes -um produtor, um câmera e um repórter/ apresentador- para reportagens que podem ter como foco a Colômbia ou o Iraque.
Inaugurado em fevereiro, o canal pertence à Viacom (grupo que detém a MTV e a Paramount Pictures, entre outros). Financiado pela MTV, o conteúdo é produzido pela equipe da Vice, revista publicada em mais de 22 países e conhecida por abordar assuntos polêmicos, com um verniz moderno e um tom irônico. A VBS TV funciona ainda como um laboratório para a MTV, que pode exibir qualquer um dos programas em seus canais, como fez a MTV latina, em um intercâmbio entre TV e internet.


Texto Anterior: Crítica/"Spazio Pirandello - Assim Era Se Lhe Parece": Obra narra causos e fofocas do Piranda
Próximo Texto: TV: Record estréia série nesta segunda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.