São Paulo, sábado, 9 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Igreja que se associou à Manchete iniciou coleta para a "conquista da Terra Prometida"
Renascer quer que fiel pague por TV

Antonio Gaudério/Folha Imagem
Fiéis erguem envelopes de dízimo em culto na sede da Igreja Renascer em Cristo, anteontem, no Cambuci


IVAN FINOTTI
da Reportagem Local

A Igreja Renascer em Cristo colocou um novo desafio para seus fiéis: ajudá-la a pagar o arrendamento da Rede Manchete.
O pedido de dinheiro é feito por meio de folhetos colocados nas cadeiras das igrejas, ao lado do envelope que pede o dízimo.
Elas trazem o logotipo da Manchete acrescido da expressão "Agora Gospel" e pedem que cada fiel escreva seus dados pessoais e contribua com um valor à sua escolha por 12 meses.
O folheto se chama "Desafio Josué - A Conquista da Terra Prometida". Desafio é uma forma de coleta de dinheiro que coloca o fiel numa posição de desafiar Deus a lhe dar a graça.
"De uma posição de solicitante, o fiel passa a ter direito sobre o que está pedindo", afirma Antônio Flávio Pierucci, professor de sociologia da religião da USP.
Após preenchido o formulário, o carnê com as parcelas chega ao fiel via correio. Pode pagá-lo em qualquer agência bancária ou na sede da igreja, na avenida Lins de Vasconcelos, 1.108, no Cambuci (região central de São Paulo).
Há uma semana, a Rede Gospel de Comunicações -empresa que faz os programas de TV da Renascer- assinou um acordo com a Manchete. O acordo estabelece que quem cria a programação, vende os comerciais e produz os programas é a Renascer, não mais o Grupo Bloch.
Em troca, a igreja deve pagar um arrendamento -espécie de aluguel-, que pode chegar a R$ 5 milhões mensais, segundo apurou a Folha.
É para cobrir esses gastos -além dos salariais e dos custos de produção dos programas- que a igreja está pedindo ajuda a seus evangélicos.
O folheto mostra que a Renascer não pretende sustentar a Manchete apenas com o dinheiro gerado pela venda de espaço na emissora, ao contrário do que dirigentes da igreja afirmaram na terça-feira.
A Folha teve acesso ao folheto na quarta, quando visitou a sede da igreja. Antes de a reportagem se identificar, havia formulários em todas as cerca de 3.000 cadeiras vermelhas estofadas do templo.
Minutos após a identificação, todos os folhetos haviam sido recolhidos. Ninguém quis explicar a razão do sumiço nem do que se tratava o "Desafio Josué".
Durante toda a semana, a Folha procurou -insistentemente e em vários locais- o apóstolo Estevam e a bispa Sônia Hernandes para falar sobre o assunto, mas eles não deram entrevista.
A Igreja Renascer em Cristo foi fundada em 1986 pelo apóstolo Estevam Hernandes, ex-gerente de marketing da Xerox. Sua mulher, Sônia Hernandes, era dona da butique La Belle Femme.
A igreja nasceu em um espaço cedido por uma pizzaria -que pertencia a um evangélico. Mais tarde, ocupou um salão da Igreja Evangélica Árabe e, em outubro de 89, se mudou para a atual sede, onde antes era o Cine Riviera.
Em 90, arrendou a primeira rádio. Hoje, são 12. Em 92, começou a veicular programa na Manchete. Quatro anos depois, se associou a um canal pago.
Para manter essa cadeia de emissoras -que aparentemente não se auto-sustenta-, já existe há anos o "Desafio Gideões".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.