São Paulo, sexta-feira, 09 de fevereiro de 2001

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VÍDEO "Santo Forte" documenta as crenças do povo

ESPECIAL PARA A FOLHA

Os documentários do cinema novo impunham um discurso sociológico marxista sobre o povo brasileiro e sua crença.
A exemplo do cinema-verdade e ancorado, a princípio, em técnicas de reportagem televisiva, Eduardo Coutinho desenvolveu um método fundado no "encontro com o outro", revelando-se o maior documentarista brasileiro no simples gesto de restituir a palavra ao povo.
Em "Santo Forte", o "encontro com o outro" é, sobretudo, o encontro de um ateu com a fé. Encontro selado nessas imagens obsedantes e impossíveis de cômodos vazios, em que Coutinho tenta captar a presença dos espíritos narrados -"aqui tem uma legião de espíritos", diz dona Thereza, "mas a gente não tem vidência pra perceber".
A religião, apreendida aqui enquanto único movimento sincrético ("é tudo uma bola de neve, quanto mais você sabe, menos você sabe", diz uma entrevistada que foi evangélica fanática na infância antes de descobrir a umbanda), é a razão, a lógica de "Santo Forte".
Coutinho, um mediador ateu, restitui assim à religião o seu papel central na resistência da cultura e do saber populares diante do pragmatismo excludente e assassino das elites dirigentes do país -"se não fosse minha fé, não estaria nem viva", diz dona Quinha.
Coutinho não usurpa nada. Sua restituição é tripla: em troca da realização do projeto, ele dá R$ 30 a cada entrevistado, a imagem cedida, ele restitui com uma foto e, em troca do depoimento, dá voz àqueles que não têm vez.
Uma lição de simplicidade: partindo sempre dos motes mais amplos (a vinda do papa, em "Santo Forte", ou o último réveillon do século, em "Babilônia 2000"), das perguntas mais básicas e da estética mais simples (ele trabalha o digital como deve ser, pela fixidez), Coutinho chega sempre ao cerne das questões. Seus documentários nos ensinam hoje, enfim, como deve ser o casamento ideal entre a televisão e o cinema brasileiros. (TIAGO MATA MACHADO)


Santo Forte
   
Direção: Eduardo Coutinho
Produção: Brasil, 1999
Distribuidora: Riofilme




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