São Paulo, sexta-feira, 09 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/ESTRÉIA

"AQUI ENTRE NÓS

" Precocidade francesa não tem nada para dizer

ESPECIAL PARA A FOLHA

O cinema francês morre sob falsas lendas: eis o título de um dos artigos escritos por François Truffaut, em sua campanha contra o cinema francês do pós-guerra e a França oficial e hipócrita que este representava. Curioso que, se hoje podemos aplicar essa sentença ao cinema francês, a exemplo de "Aqui entre Nós", a culpa é, em parte, de Truffaut.
No final dos anos 50, Truffaut e sua "gangue" (Godard, Chabrol, Rivette, Rohmer...) tomaram de assalto o cinema francês, dando um banho de frescor no enfadonho e oficialesco cinema dos adultos (o "cinema do papai").
Mas a geração da nouvelle vague deixou, por sua vez, novas lendas. Uma delas é a do "filme juvenil autobiográfico", que é realizado, hoje em dia, por jovens que não têm muito a dizer nem sabem como dizê-lo.
Jean-Jacques Zilbermann é, ao que parece, mais um deles. Em "Aqui entre Nós", ele comete um equívoco típico de sua geração: achar que o mero fato de seu personagem ser gay o torne peculiar o suficiente para virar um longa.
Ele não é apenas gay, mas também judeu. A combinação, que, para Zilbermann, deve ser a maior das transgressões, resulta no clichê do matrimônio de aparências (tal como em "O Banquete de Casamento").
O que fazia a força dos filmes da nouvelle vague era que seus jovens diretores se espelhavam na vida e no cinema. A geração de Zilbermann não tem, em sua maioria, formação cinefílica nem experiência de vida suficientes para justificar sua precocidade. (TIAGO MATA MACHADO)


Aqui entre Nós
L'Homme Est une Femme Comme les Autres

 
Direção: Jean-Jacques Zilbermann
Produção: França, 1998
Com: Antoine de Caunes, Elsa Zyberstein
Quando: a partir de hoje no Espaço Unibanco




Texto Anterior: Vídeo: "Santo Forte" documenta as crenças do povo
Próximo Texto: "A Bruxa de Blair 2": Filme separa entretenimento e realidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.