São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

"Curta Criança" estimula novos talentos

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Está no ar a segunda temporada do "Curta Criança". Aos sábados e domingos, às 10h, é possível assistir, na TV Educativa, ao resultado de mais um concurso de roteiros infantis. Com o fim do Carnaval, outras emissoras públicas prometem incluir os filmes em sua programação.
São 19 curtas de 15 minutos produzidos a partir de projetos provenientes do Brasil inteiro. A idéia é criar conteúdo infantil original abordando temáticas ligadas ao universo da cultura popular. Em comum, os filmes de jovens realizadores, feitos de maneira independente, apresentam o esforço de fazer incursões no universo da fantasia.
É justamente no que têm de não realistas que os curtas apresentados se saem melhor. Tampinha, personagem mirim, literalmente minúscula, navega em um barquinho de papel, pronta a enfrentar o Curupira, munida de poderosa pimenta.
Embora não apareça de cara inteira, o Curupira é personagem recorrente, inspirando tramas que procuram expressar medos infantis. O Saci também comparece. Medo e suspense aparecem também em "A Missa dos Mortos", curta em que Paulo Gorgulho vive o pai de três garotos que se atrevem a visitar uma igreja mal-assombrada.
"O Homem que Bota Ovo", literalmente, viaja em outros territórios, preferindo o registro da comédia.
O "Curta Criança" merece atenção especial pela proposta de investir em programação infantil e estimular novos talentos.
Vale pisar mais fundo no acelerador, não se preocupar tanto com o caráter didático, que às vezes torna maçante a "contextualização" excessiva das histórias. Vale aprofundar a linha adotada, caprichando na fantasia encantada, que é sim capaz de despertar a inteligência infantil. E vale torcer para que mais emissoras difundam o "Curta Criança" e o "Curta Criança Animação", sobre os direitos infantis.


Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Touro indomável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.