São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQs visitam palcos brasileiros com freqüência

DA REPORTAGEM LOCAL

Teatro e histórias em quadrinhos é casamento freqüente nos palcos brasileiros. Em 1990, na mesma Curitiba da Sutil Cia., Edson Bueno encenou "New York por Will Eisner", com Joelson Medeiros no elenco -que também está em"Avenida Dropsie".
Em SP, a Cia. de Teatro em Quadrinhos (1991-97), com a diretora Beth Lopes e o dramaturgo Luiz Cabral, cumpriu elogiada trajetória, a começar por "O Cobrador", adaptação do conto de Rubem Fonseca.
A narrativa fragmentada dos comics também serviu ao encenador Gerald Thomas numa montagem ou outra nos anos 80 e 90.
Outra companhia que recentemente mergulhou no universo de Eisner foi a Armazém. Paulo Moraes dirigiu o espetáculo com adaptação de Maurício Arruda Mendonça. Em 2003, o Popular do Sesi produziu "Piratas do Tietê - O Filme", versão para o palco das tiras que Laerte criou para a revista "Chiclete com Banana", nos anos 80 (atualmente na Ilustrada).
Laerte e Paulo Rogério Lopes adaptaram as histórias, sob concepção do grupo La Mínima e direção de Beth Lopes -que voltou a experimentar a HQ num palco dominado por um navio cenográfico, plataforma de piratas, marinheiros e números circenses.
Em "Avenida Dropsie", a Sutil soma a colaboração de um iluminador veterano do teatro paranaense, Beto Bruel, 54. Ele pertence à equipe fixa da companhia e sente-se desafiado ao trabalhar com a dupla Hirsch e Daniela Thomas. "Tenho só quatro metros para fazer a luz no espaço entre o filó e o edifício do cenário, separados pela avenida", diz Bruel, afeito ao ímpeto juvenil da companhia. (VS)

Texto Anterior: Teatro: Sutil Cia. evoca e esboça obra de Will Eisner
Próximo Texto: Comentário: Autor usou tempo da imaginação do leitor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.