São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Rede ABC lançará "reality show" em que médicos atendem a pessoas de baixa renda em grave situação de saúde

TV dos EUA oferecerá tratamento médico

JACQUES STEINBERG
DO "NEW YORK TIMES"

O canal de televisão norte-americano ABC, que alcançou altos índices de audiência nos EUA nos últimos anos com "reality shows" que envolviam alterações na aparência física das pessoas e em seus lares, vai aplicar a mesma fórmula na saúde em 2005.
No fim da última semana, a rede concordou em fazer uma série inicial de seis episódios do programa batizado "Miracle Workers" (operadores de milagres, em português). Na atração, uma equipe de médicos vai atender a pessoas que precisam de tratamento de saúde urgente, mas não têm recursos para obtê-lo.
"Miracle Workers", que pode estrear ainda no próximo verão americano, está sendo produzido em conjunto com a DreamWorks Television e a produtora Renegade 83 Entertainment, criadora do "Blind Date" (encontro às escuras), que segue casais desde o momento em que se conhecem.
Questionados sobre "Miracle Workers", as assessorias de imprensa da ABC e da Renegade preferem não comentar oficialmente, mantêm o conteúdo dos programas sob sigilo e o valor que a rede de TV pagou pelo novo show também não foi divulgado.
Uma pessoa ligada ao acordo disse que "Miracle Worker" não envolveria jogos ou outro tipo de competição e que procuraria ajudar pelo menos uma família a cada episódio.
Por exemplo, o "dream team" de médicos do programa, que serão personagens recorrentes, pode fazer um procedimento cardíaco em um membro de uma família criticamente doente, enquanto também assegura tratamento psicológico para a mulher e o filho da pessoa.
As famílias devem ser filmadas durante várias semanas, o que possibilita que cada episódio inclua cenas de seqüências.
O fato de os produtores do programa pretenderem levar tratamento médico aos doentes levantou questões sobre quem seria o responsável pelo pagamento dos procedimentos e quem ficaria responsável no caso de falhas. Esses detalhes, incluindo documentos de desistência que os participantes deveriam assinar, ainda devem ser resolvidos.
Ao comprar "Miracle Workers", ABC espera ter novamente o sucesso de três "reality shows" da rede que abordaram temas parecidos: "Extreme Makeover", em que participantes mudavam sua aparência, muitas vezes com cirurgia plástica; "Extreme Makeover: Home Edition", em que a casa dos participantes, geralmente decrépitas, são transformadas; e "Extreme Makeover: Home Edition - How'd They Do That?", que mostra aos telespectadores como é feita a produção do programa original.


Texto Anterior: Artes: Morre o pintor francês Paul Rebeyrolle
Próximo Texto: Marcelo Coelho: O dia em que deuses e reis entram no túnel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.