São Paulo, segunda, 9 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AO VIVOCRÍTICA
Banda dos Gallagher traz show heavy metal

do enviado a Miami

As menininhas que se empolgaram com o Oasis da balada "Wonderwall", de trilha de novela recente da Globo, não estão convidadas pela banda para os shows da turnê "Be Here Now Live", que o grupo inglês traz ao Brasil em março.
Em apresentação em West Palm Beach, Flórida (EUA), na última quinta-feira, a banda dos irmãos Gallagher dispensou os ornamentos cafonas que enfeitaram o palco na Europa e, de "cara limpa", promoveu um show tão pesado que certamente faria o grupo ser ovacionado em Donnington Park, tradicional festival inglês heavy metal na Inglaterra.
O começo foi irônico. O grupo entrou no palco depois que as caixas trouxeram bem alto "The Boys Are Back in Town", velha canção do Thin Lizzy.
A ironia é que, na verdade, os garotos não estavam de volta à cidade. Nem ao menos ao Estado. Foram exatamente as apresentações da Flórida que foram canceladas na turnê de 1996, depois da famosa briga que fez Noel abandonar a banda e voltar à Inglaterra.
O Oasis empunhou os instrumentos para tocar para uma platéia já muito bem aquecida pela grande apresentação dos conterrâneos Cornershop, banda de britpop/techno indiano.
As primeiras canções, "Be Here Now" e a baladaça "Stand By Me", ambas com roupagem muito mais pesada, embalaram o público para o que estava por vir.
Depois, a banda mesclou sucessos dos dois álbuns anteriores, como "Supersonic" e "Roll with It", até que em "Cigarettes & Alcohol" Noel finalizou a música com o solo de "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin. Estava estabelecida a conexão metal.
Mas é exatamente aí que a banda sai do palco para o guitarrista entoar quatro petardos acústicos ("Don't Go Away", "Talk Tonight", "Slide Away" e "Help", aquela). O público já estava ganho.
Depois, volta a banda.
Um Noel em noite de guitar hero, Liam em grande forma (quando quer), a bateria alta. Era o Oasis destruindo (no bom e barulhento sentido) as baladas "Don't Look Back in Anger", "Wonderwall", "Live Forever". E com "It's Gettin' Better (Man!!)" a banda se voltava ao mais recente disco.
Ainda teria uma versão de 11 minutos de "Champagne Supernova" (Noel enlouquecido) e o bis com "Acquiesce", música lado B de single que virou tradicional peça de encerramento.
Há quem diga que, de certa forma obscura, a música não é um final digno. Mas na Florida o público saiu cantando.
(LR)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.