São Paulo, segunda, 9 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
'Sensual',Ally McBeal é a série da temporada

ESTHER HAMBURGER
especial para a Folha, em Austin

O seriado da temporada é "Ally McBeal", transmitido pela Fox às segundas. Entre os muitos programas que estrearam em outubro, o drama-comédia de autoria do consagrado escritor David E. Kelley, que também produz o show, é um dos poucos que devem ficar.
A série mereceu dois Globos de Ouro, o de melhor comédia e atriz para Calista Flockhart, já premiada na Broadway e que estréia na TV no papel de Ally McBeal.
Os episódios sobre as desventuras amorosas de uma eficiente e bonita jovem advogada em Boston se destacam dos outros seriados porque trazem novidades. A personagem-título, profissional criativa e decidida, é também sensual. Causa sensação por trabalhar de minissaia e roupa decotada.
As feições de Calista Flockhart ajudam. Seus traços angulosos fortes se ajustam ao perfil de moça firme no trabalho, mas insegura nos assuntos do coração.
O contraste entre as duas características da personagem é representado pela irrupção de sequências-fantasia que dão vida a desejos e sensações recônditos que contradizem as declarações auto-suficientes da personagem.
Solteira, ela considera sua vida afetiva um desastre. Vestida de dama de honra, ela desdenha o casamento. Mas uma sequência hilária revela a tentação de Ally por se apossar do buquê de noiva.
"Ally McBeal" capta e expressa ansiedades contemporâneas de maneira levemente provocante. A dose de malícia é extremamente moderada, mas suficiente. Uma blusa ligeiramente transparente, um botão aberto de maneira insinuante, como toques usuais no figurino de todo dia da moça que enfrenta juízes e diretores de presídio, já despertam a atenção.
Estrangeiros em visita aos EUA se espantam com a falta de elegância das mulheres americanas. Excesso de gordura, ausência de graça, tênis como complemento desajeitado, mas confortável, às meias de seda, são características que destoam da imagem glamourosa da loira de Hollywood.
Quem busca o brilho liberado da cultura pop no novo mundo se sente decepcionado e estranha. "Ally McBeal" acena com a mudança. Talvez seja possível afinal ser profissional e sensual.
O destino dos seriados de sucesso nos Estados Unidos é permanecer no ar por anos a fio, em temporadas sucessivas interrompidas a cada ano para as férias de verão.
A se confirmar a preferência do público, a Fox deve renovar o contrato para a produção de "Ally McBeal", principalmente em tempos de crise pós saída de "Seinfeld" da NBC. Difícil imaginar que o seriado consiga manter o tom novidadeiro por vários anos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.