São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Atores acham papéis em baú

da Redação

Coube a Cleyde Yáconis esquadrinhar o roteiro dos monólogos escolhidos pelos formandos do Célia Helena em "Quinze Personagens à Procura de um Papel", sua primeira direção, que estréia sábado no teatro-escola de SP.
A remissão ao texto do italiano Luigi Pirandello ("Seis Personagens em Busca de um Autor") é proposital. Um baú abandonado no porão de um teatro desativado inspira atores a relacionar objetos e alegorias aos antigos donos.
Os atores-aprendizes abraçam papéis que sempre sonharam. Petruquio, Catarina, Salomé, Yerma, Medéia, enfim, os personagens vão surgindo aos poucos por meio dos "descobridores".
Curiosamente, a tragédia predominou entre as escolhas dos formandos. Mas Yáconis deu um jeito. "O espetáculo abrange todo tipo de representação, da tragédia ao naturalismo, passando pelo cômico", explica. "A maravilha do teatro é que ele se constitui como um leque aberto, não existe um modo "certo" de fazer." (VS)


Peça: Quinze Personagens à Procura de um Papel Autor: vários Roteiro e direção: Cleyde Yáconis Com: Fernanda Stefanski, Mirela Altavista, Sara Antunes, Viviane Piatecka, Vinícius Valverde e outros Quando: estréia hoje, 21h; seg. a sáb., 21h; dom., 19h. Até 19/3 Onde: teatro-escola Célia Helena (r. Barão de Iguape, 113, Liberdade, tel. 0/ xx/11/279-0470) Quanto: grátis


Texto Anterior: Teatro: Yáconis, 50 de palco, estréia na direção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.