São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MODA

Última etapa do circuito fashion começa hoje na capital francesa, mas desfiles importantes só acontecem amanhã

Temporada prêt-à-porter chega a Paris

France Presse
Look da marca Marni desenhado pela estilista Consuelo Castiglioni com styling da inglesa Lucinda Chambers


ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A MILÃO

Paris é a última etapa do circuito fashion oficial do prêt-à-porter. Começa hoje com expectativa triplicada. Primeiro, porque tradicionalmente é mesmo a capital francesa que reúne o maior número de desfiles e mais agitação.
Há jornalistas que só fazem a temporada francesa, há pencas de estudantes de moda querendo entrar nos desfiles, há mais frisson no ar. Neste ano, entretanto, o flop de Nova York, o esvaziamento de Londres -sem o cipriota Hussein Chalayan, que, comenta-se, vai desfilar em território francês- e Milão caminhando para a pasteurização, temendo a crise, sobra para Paris. Por fim, desde a última estação começou um clima de revalorização da cidade como a capital da moda no mundo.
São nove dias de desfiles, com quase cem eventos dentro da programação oficial -fora o sempre inovador pessoal do circuito off. Há ainda as feiras Atmosphère, Paris sur Mode e a Première Classe, de acessórios, as três em Tuilleries, de 16 a 19 de março (e sem falar ainda na tradicional Première Vision, megaevento de tecidos).
Nas passarelas, também há atrativos suficientes. Alexander McQueen faz sua última coleção para a Givenchy, enquanto Tom Ford faz para Yves Saint Laurent sua segunda apresentação, novamente no museu Rodin.
Na Chloé, Stella McCartney desfila no novo espaço Ephémere Trocadero, uma tenda armada aos pés da torre Eiffel que vai abrigar desfiles durante os nove dias da estação francesa, incluindo os de Thierry Mugler e da dupla holandesa hype Viktor & Rolf.
No território do hype, cresce o nome da dupla Bernard Wilhem e Alexandre Matthieu, que passou a existir depois que Björk usou aquele polêmico vestido com que apareceu no Festival de Cannes.
Os brasileiros também são esperados: Alexandre Herchcovitch e Icarius tiveram boa participação na mídia internacional recentemente. Vão desfilar dias 10 e 12, respectivamente. Sharon Wauchab, irlandesa formada na Central St. Martins de Londres, é a estreante da programação e desfila hoje, o dia que abre oficialmente a estação. Somente amanhã começam os desfiles importantes. (EP)


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Surtos e furtos
Próximo Texto: Final dos 60 é revival do momento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.