São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRILHA/CRÍTICA

Primal Scream põe o bardo para dançar

DA REPORTAGEM LOCAL

O fundo sonoro em filme cuja trama provoca um "ser ou não ser" pediria uma canção da banda existencial inglesa Radiohead. Mas a trilha de "Hamlet", que chegou às lojas antes que o filme às telas nacionais, não tem.
Tudo bem; uma vez que o disco abre com uma excelente faixa climática do grupo pop escocês Primal Scream, soaria contemporâneo até para qualquer habitante de Stratford-upon-Avon no ano de 1601.
"Slip Inside This House", do antológico álbum "Screamadelica", de 1991, é digna de abrir qualquer trilha sonora, de qualquer filme, de qualquer período.
Acompanhando a modernização da tragédia do bardo inglês, o disco traz "eletronices" calmas, como as promovidas por grupos como Morcheeba ("Big Calm") e Supreme Beings of Leisure ("Sublime").
A trilha sonora de "Hamlet" encontra ótimos momentos também quando chegam, seguidas, "100m Backstroke" e a hipnótica "Greentone", a primeira do cavaleiro folk americano Josh House, a segunda da banda de eletrônico experimental Acceleradeck.
Mas o melhor chega quase no fim do CD, quando "Hamlet", o filme, ganha faixa homônima na voz cavernosa de Nick Cave, em sua época sombria do grupo The Birthday Party. Combina muito com o clima do filme. E soa trágica, para ajudar.
(LÚCIO RIBEIRO)


Hamlet - trilha sonora
   
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 25, em média






Texto Anterior: Crítica: Longa não aprofunda o potencial criador de Hamlet
Próximo Texto: "Moloch": Filme desvenda "Führer" por meio da ficção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.