São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

CDs flagram o melhor da década de 80

DA REPORTAGEM LOCAL

Se os números de vendagem acabaram dando ao Ira! título de segundo escalão no pelotão do rock dos 80, a reedição de seus primórdios só faz confirmar a injustiça histórica das classificações.
"Mudança de Comportamento" (85) e "Vivendo e Não Aprendendo" (86) são a ponta mais firme da (hoje esquecida) militância musical, mas também sociopolítica exercida pelos jovens Titãs, Paralamas, Legião, Barão...
Oportunismo da Warner -que não relança os menos manjados "Psicoacústica" (88) e "Meninos da Rua Paulo" (91)-, a atitude dá elementos de sobra para cobrar (e relativizar) a tão falada coerência do Ira!. Canções sobre alistamento ("Núcleo-Base") ou pregadoras de segregação social ("Pobre Paulista") devem ser incômodas de pronunciar pelos marmanjos de hoje. Mas são provas de que contradição é um dos motores (quase nunca assumidos) da música; e de que tesouros da juventude nem sempre são efêmeros. (PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Ira! e Edgard Scandurra
    
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 25, em média, cada CD




Texto Anterior: Acústico MTV: Cássia Eller grava ao vivo em São Paulo
Próximo Texto: Televisão: Especialistas questionam canal do MinC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.