São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artes plásticas vão à gastronomia

Que vida boa a de crítico de gastronomia; ganha para comer bem!

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há muitos anos freqüento o restaurante chinês Chi Fu, na Liberdade, sempre aos domingos. Tratando-se de um típico restaurante popular chinês, com preços acessíveis e porções generosas, sempre vou com vários amigos, pois assim é possível provar vários pratos na mesma refeição.
Além da boa comida, o Chi Fu é conhecido pelo mau humor dos funcionários, agravado pela dificuldade de comunicação, já que os atendentes são migrantes recém-chegados da China. Mas, como a comida compensa a rispidez, observar o mau humor é até divertido.
Quando a Folha pediu que escrevesse uma crítica gastronômica e indicou justo o Chi Fu como principal sugestão -as outras eram os chineses contíguos a ele, para onde costumo ir quando as filas aos domingos são exageradas-, me dei conta que iria comer sem pagar, afinal era trabalho, e o jornal reembolsaria os gastos.
Que vida boa essa de crítico de gastronomia, que recebe para comer bem! Não que não seja gratificante escrever sobre artes plásticas -afinal, o prazer de descobrir um ótimo trabalho é até mais estimulante que o de uma boa refeição. Mas lembro que, no curto período em que fiz críticas de teatro, assisti a tantas peças indigestas...
Enfim, lá fui, numa quarta-feira, sozinho e sem me identificar, ao Chi Fu. Pedi pratos que já conheço e de que gosto, como nirá com lula, siri com gengibre e camarão com molho agridoce. Todos ótimos.
Mas foi bem estranho sentar sozinho numa mesa com dez cadeiras. E, pior, ser bem atendido -foi tudo rápido e profissional, parecia ser outro restaurante.
Nunca mais volto lá durante a semana.


FABIO CYPRIANO é repórter e crítico de artes plásticas da Ilustrada. Gosta de ir a restaurantes com os amigos, sem ter que trabalhar.

CHI FU
Onde:
pça. Carlos Gomes, 168, Liberdade, tel. 0/xx/11/ 3104-2750
Funcionamento: seg. a dom., das 11h às 16h e das 18h às 23h


Texto Anterior: Cinema vai às artes plásticas: Trânsito atrapalha sessão de colagem
Próximo Texto: Comentário: Sem referência, crítico descreve vivência pessoal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.