São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personagem explica truques de vídeos da internet

Captain Disillusion, criado e interpretado pelo cineasta Alan Melikdjanian, desmascara efeitos usados em hits da web

Discos voadores, fantasma no espelho e pingüim que dá tapa são alguns dos que tiveram trucagem revelada; sucesso rendeu patrocínio

Reprodução
Vídeos de discos voadores pululam na rede, e este com duas naves chegou até a CNN; "Os autores usaram habilidosamente a iluminação com radiação, misturando com técnicas de animação digital"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV já apresentou Mr. M, que mostrava os truques dos mágicos, padre Quevedo, que desmascarava milagres, e os Mythbusters, que explicavam quase tudo que fosse científico.
Agora, é a vez da internet ter seu próprio "desmascarador", um herói para impedir que você faça papel de bobo achando que aquele pingüim realmente jogou o outro na água com um tapa, como mostra um dos vídeos mais populares da rede.
O personagem atende pelo nome de Captain Disillusion (capitão desilusão) e seus programas, em que explica detalhadamente os truques de diversos vídeos populares da web, podem ser encontrados em canais no YouTube e no BlipTV (basta procurar por seu nome) ou espalhados on-line.
O criador e intérprete do personagem é Alan Melikdjanian, 27, um cineasta nascido na Letônia, que imigrou para os EUA com sua família aos 12 anos.
Como Captain Disillusion (ou CD, para os íntimos), ele aparece com metade do rosto (mais o pescoço) pintado de prata, com uma jaqueta amarela e luvas pretas.
"O Captain Disillusion começou como um pequeno artigo sarcástico que eu coloquei no meu blog no MySpace", afirmou o cineasta em entrevista à Folha, por e-mail.
"Escrevi sobre o "Penguin Slap" [o tapa do pingüim] e meus amigos gostaram do tom, então eu decidi adaptar aquilo para o formato de vídeo."

Especialista e piadista
Trabalhando há oito anos com edição de vídeo e efeitos visuais, Melikdjanian está em seu terreno ao lidar com os vídeos fantásticos postados na internet (sobre fantasmas, discos voadores, aviões).
Ele utiliza as "armas dos inimigos", por assim dizer -quase sempre algum truque de edição ou uso de efeitos criados em computador-, para mostrar detalhadamente como as partes "fantásticas" são falsas.
Seus próprios vídeos são cheios de efeitos e de brincadeiras de edição (ele voa, por exemplo), mas o autor leva realmente a sério o que faz.
"Estabeleci como objetivo ser bastante preciso e honesto. Uso minha experiência e minhas habilidades de observação para desconstruir cada vídeo, mas, se não sei a resposta, não invento", disse Melikdjanian.
O tom debochado é outra das qualidades do personagem. Ele não apenas explica detalhadamente os truques (em inglês), mas o faz debochando dos autores dos vídeos e, não raro, do público que acreditou e deixou comentários deslumbrados.

Com patrocínio
Para fazer seus vídeos (já são nove disponíveis on-line), Melikdjanian criou uma operação de baixo custo, usando o material profissional que já tinha em casa. Com o sucesso do personagem, conseguiu patrocínio.
"Quando comecei, não gastava quase nada, eu fazia todos os efeitos e a edição, com meu pai na câmera. Hoje, a produção se expandiu e já tenho uma pequena equipe, a série está sendo financiada por uma empresa privada, que está construindo um novo site de compartilhamento de vídeos."

Texto Anterior: Saga narra história do Rio Grande do Sul
Próximo Texto: Site usa estrelas para ensinar suas músicas com aulas em vídeo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.