São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site usa estrelas para ensinar suas músicas com aulas em vídeo

Ivideosongs tem lições para violão, guitarra, bateria e piano em vários gêneros

DA REPORTAGEM LOCAL

No princípio, eram as revistinhas com cifras de músicas, um clássico das bancas, sempre com os sucessos radiofônicos para os aprendizes do violão.
Mas, em plena era da internet, não dá mais para ficar restrito apenas às notações escritas como forma de aprendizado, e foi para atualizar as aulas de música que surgiu o site www.ivideosongs.com.
Sua proposta é vender lições de música on-line, em vídeo, tanto para os iniciantes quanto para quem já sabe tocar o básico, tendo como professores músicos profissionais de estúdio e, em alguns casos, os próprios autores das canções.
Assim, por exemplo, os alunos podem aprender o clássico "Tom Sawyer", do Rush, diretamente com o guitarrista Alex Lifeson (que também ensina "Limelight" e "The Spirit of Radio"); Graham Nash (do Cosby, Stills & Nash) ensina suas "Our House" no piano e "Teach Your Children" no violão, com direito a comentários sobre o processo de criação.
Para os fãs de Beatles, há vários clássicos do quarteto com aulas e comentários de Giles Martin, filho de George Martin (o "quinto Beatle") e produtor com o pai do álbum "Love" para o espetáculo do Cirque du Soleil sobre a banda.

Gêneros e instrumentos
A outra vantagem do Ivideosongs, além de seu método em vídeo, é que ele não se restringe a guitarra/violão -há aulas de piano, bateria e banjo também.
Os gêneros musicais são variados (entre eles blues, rock e folk), mas, como o site está em versão inicial, ainda são poucas músicas por gênero.
Os preços das lições em vídeo (que os usuários baixam, para poder assistir indefinidamente) variam entre US$ 4,99 e US$ 9,99, de acordo com o professor e com a duração.
Quando as estrelas ensinam, os vídeos são mais caros, mas mais longos (podem ter até uma hora de duração). As compras são feitas on-line, com cartão de crédito.
Mas nem tudo no site é cobrado. Os iniciantes, em particular, podem se beneficiar de 25 tutoriais gratuitos (restritos a violão e guitarra, no entanto) que ensinam técnicas básicas e intermediárias dos instrumentos, como afinação, notas, acordes, escala pentatônica etc.
Os vídeos são bem detalhados, com closes, repetições, explicações passo-a-passo. O único porém é que é tudo em inglês, ou seja, para aproveitar as lições por completo (não só vendo, mas ouvindo o professor) é preciso um domínio razoável do idioma. (MAC)

Texto Anterior: Personagem explica truques de vídeos da internet
Próximo Texto: Análise: Aprender com quem faz estimula mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.