São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MPB & TANGO
Viúva diz que quer entregar composição ao músico
Chico pode pôr letra em Piazzolla


LÉO GERCHMANN
de Buenos Aires

Chico Buarque deverá conseguir a proeza de, num curto espaço de tempo, contemplar o que há de mais significativo e tradicional na cultura brasileira (o Carnaval) e, também, na cultura argentina (o tango).
Depois de desfilar pela Mangueira e conquistar o Carnaval carioca de 1998, Chico terá a oportunidade de compor a letra para uma música ainda inconclusa do argentino Astor Piazzolla, que morreu em julho de 1992 e entrou para a história como o grande revolucionário do tango.
A viúva de Piazzolla, Laura Escalada, anunciou a sua disposição para entregar a música ao compositor, para que ele a conclua, durante uma homenagem feita ao argentino na cidade italiana de Trieste, informou a edição de anteontem do "Clarín", jornal argentino.
Sonho antigo
Na verdade, a presença da poesia de Chico na sua melodia era um antigo desejo do irrequieto ídolo argentino.
Aliás, o anúncio da gravação de uma música inédita de Piazzolla com a letra de Chico foi uma novidade bem recebida na Argentina.
Divisor de águas
A aura de revolucionário do tango, que faz com que alguns portenhos mais tradicionais torçam o nariz para a música de Piazzolla, levou Escalada a dizer que o instrumentista "ainda é menos apreciado na Argentina do que na Europa".
Diz-se que a introdução do jazz e da improvisação no tango marcou a divisão do principal ritmo portenho num antes e num depois.
Nunca o bandônion, instrumento criado na Alemanha, teve tanto espaço na América do Sul.
Astor Piazzolla nasceu junto ao mar, a 400 km de Buenos Aires, na hoje badalada praia de Mar del Plata, em 11 de março de 1921 -depois de amanhã, completaria 77 anos.
Talvez por isso Escalada tenha decidido agora entregar a música a Chico Buarque. Não deixa de ser uma homenagem aos dois compositores.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.