São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MODA
Desfiles de prêt-à-porter da temporada outono-inverno 98/99 em Paris acontecem a partir de hoje
Marcas apostam em estilistas americanos

MARIANE COMPARATO
de Paris

Começa hoje a temporada de desfiles de prêt-à-porter outono-inverno 98/99 em Paris, confirmando de vez a tendência das marcas francesas a recorrer a estilistas estrangeiros para dar novo fôlego às criações.
Se a escolha estava mais para os britânicos -John Galliano na Dior, Stella McCartney na Chloé e Alexander McQueen na Givenchy-, a preferência agora foi pelos norte-americanos: Marc Jacobs foi o encarregado de criar a primeira coleção de prêt-à-porter da célebre marca de bolsas e malas de viagem Louis Vuitton, Michael Kors vai modernizar a Céline e Narciso Rodriguez, que desenhou o vestido de casamento de Carolyn Bessette, mulher de John Kennedy Jr., acaba de ser contratado pela Loewe.
Roupas de viagem
Com 144 anos de tradição, os famosos "L" e "V" entrelaçados da Louis Vuitton vão ser transpostos para capas de chuva e outros acessórios de prêt-à-porter.
"Louis Vuitton começou fabricando as primeiras malas modernas de viagem. Depois foram as bolsas de viagem, as bolsas para a cidade e acessórios. No fundo, o prêt-à-porter e os sapatos são a continuação dessa história", define o presidente da marca, Yves Carcelle.
Para voltar em grande estilo, uma loja imponente (de mil metros quadrados) foi inaugurada no último dia 20, na avenida Champs Elysées.
Carcelle define as roupas Vuitton como "sportswear chique". "Jacobs tem um corte próprio, ele tem uma preocupação da funcionalidade que faz com que cada costura corresponda a uma idéia precisa, não a um capricho de criador", diz Carcelle.
Esta temporada também será a prova de fogo para Cristina Ortiz, ex-diretora do prêt-à-porter para mulheres da marca italiana Prada, que substitui Ocimar Versolato na Lanvin.
Mesmo destino tem o belga Martin Margiela, na Hermès. Discreto, o estilista não costuma aparecer nem se deixa fotografar: "Prefiro que os clientes reajam de acordo com nossas roupas e seus gostos pessoais do que de acordo com a impressão que têm do criador", explica.
O mais concorrido
Os estilistas concorrentes, que não costumam assistir a desfiles de outra marcas, somente aos das suas próprias, estão atrás de convites para o desfile da Hermès, que acontece hoje, às 19h15 de Paris (14h15 no horário de Brasília).
Para fechar o círculo, o cingapuriano Andrew Gn renova a Balmain e o grego Peter Speliopoulos é o novo encarregado da Cerruti.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.