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DANÇA
Companhia traz nova coreografia em montagem no CCBB do Rio de Janeiro
Quasar deixa o gesto parado no ar
INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA
"Só Tinha de Ser com Você",
nova coreografia de Henrique Rodovalho para sua companhia Quasar, de Goiânia, estreou
na última quarta, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio. Todo inspirado nas canções do disco
"Elis e Tom", o espetáculo leva
adiante a exploração característica de gestos marcados pela inquietude, ao mesmo tempo em
que mostra a serenidade de um
caminho alcançado.
Tudo é branco -branco sobre
branco, do figurino ao cenário.
Translúcidos ou opacos, fluentes
ou encorpados, os figurinos criados por Cássio Brasil são cascas,
ou peles que se sobrepõem à própria pele do corpo, intensificando
a presença de certas superfícies,
revelando seus contornos.
A última coreografia do grupo,
"O +" (2004), trazia um humor
quase pueril, calcado na crítica da
cena da dança, e distanciado das
criações anteriores, onde a força
do movimento e a redução dos
meios eram a chave das coisas. No
ano passado Rodovalho criou
"Bossa", para o Balé da Cidade de
São Paulo, quase um esboço do
que viria a ser essa nova peça.
Da música eletrônica e/ou percussiva que caracterizava os espetáculos da companhia Rodovalho
migrou para a bossa nova, com
renovada consciência do seu sentido, quase 50 anos depois de
"Chega de Saudade". Se na música há todo um drama e uma narrativa implícita, virtualmente um
modo de civilização que o Brasil
inventou, na dança ele se dá por
seu avesso. "Triste é viver na solidão" -e dois bailarinos começam, cada um em seu foco isolado, dançando à meia-luz.
Durante quase toda a noite, cada um dança sozinho, mesmo se
na mesma cena. Uma exceção:
um marcante duo, ao som de "Retrato em Branco e Preto", um corpo passa pelo outro, os dois tentam se enlaçar, mas o foco é o vazio que parece ter se imprimido
entre eles. "Já conheço as pedras
do caminho...", e os movimentos
são fragmentados, cada parte do
corpo se movendo independentemente; mas é a inconclusão dos
movimentos, o peso dos gestos
retidos no espaço, o negativo, em
suma, que imprime o escorrer do
tempo nas relações.
Durante toda a peça, a dramaturgia vem de gestos assim. Apenas num momento, quando cada
bailarino deixa a cena e antes disso olha para a platéia, essa tônica
se desmancha, rompendo um
pouco daquela assumida interioridade. Cada intérprete tem acento próprio e deixa um risco no ar.
A última palavra é "nada" (de
"Inútil Paisagem"), que ecoa no
palco vazio. Figura e fundo branco se confundem: mas o vazio
transborda melancolia e também
alegria, contidas agora em cada
espaço, que se expande e se retrai
de nós.
A temporada da Quasar inicia a
série "4 Movimentos do Banco do
Brasil". Serão mais três estréias:
"5 Coreógrafos e 1 Corpo", do
grupo Tápias; "Éticas", do Centro
de Investigação Teatral-Movimento; e "Esquecidos", solo de
Catharina Gadelha.
Só Tinha de Ser com Você
Quando: hoje e amanhã, às 19h
Onde: CCBB (r. Primeiro de Março, 66, RJ,
0/xx/21/3808-2020)
Quanto: R$ 3 e R$ 6 (ingressos esgotados)
Inês Bogéa viajou ao Rio a convite da
produção do evento
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