São Paulo, sábado, 09 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Companhia traz nova coreografia em montagem no CCBB do Rio de Janeiro

Quasar deixa o gesto parado no ar

INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA

"Só Tinha de Ser com Você", nova coreografia de Henrique Rodovalho para sua companhia Quasar, de Goiânia, estreou na última quarta, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio. Todo inspirado nas canções do disco "Elis e Tom", o espetáculo leva adiante a exploração característica de gestos marcados pela inquietude, ao mesmo tempo em que mostra a serenidade de um caminho alcançado.
Tudo é branco -branco sobre branco, do figurino ao cenário. Translúcidos ou opacos, fluentes ou encorpados, os figurinos criados por Cássio Brasil são cascas, ou peles que se sobrepõem à própria pele do corpo, intensificando a presença de certas superfícies, revelando seus contornos.
A última coreografia do grupo, "O +" (2004), trazia um humor quase pueril, calcado na crítica da cena da dança, e distanciado das criações anteriores, onde a força do movimento e a redução dos meios eram a chave das coisas. No ano passado Rodovalho criou "Bossa", para o Balé da Cidade de São Paulo, quase um esboço do que viria a ser essa nova peça.
Da música eletrônica e/ou percussiva que caracterizava os espetáculos da companhia Rodovalho migrou para a bossa nova, com renovada consciência do seu sentido, quase 50 anos depois de "Chega de Saudade". Se na música há todo um drama e uma narrativa implícita, virtualmente um modo de civilização que o Brasil inventou, na dança ele se dá por seu avesso. "Triste é viver na solidão" -e dois bailarinos começam, cada um em seu foco isolado, dançando à meia-luz.
Durante quase toda a noite, cada um dança sozinho, mesmo se na mesma cena. Uma exceção: um marcante duo, ao som de "Retrato em Branco e Preto", um corpo passa pelo outro, os dois tentam se enlaçar, mas o foco é o vazio que parece ter se imprimido entre eles. "Já conheço as pedras do caminho...", e os movimentos são fragmentados, cada parte do corpo se movendo independentemente; mas é a inconclusão dos movimentos, o peso dos gestos retidos no espaço, o negativo, em suma, que imprime o escorrer do tempo nas relações.
Durante toda a peça, a dramaturgia vem de gestos assim. Apenas num momento, quando cada bailarino deixa a cena e antes disso olha para a platéia, essa tônica se desmancha, rompendo um pouco daquela assumida interioridade. Cada intérprete tem acento próprio e deixa um risco no ar.
A última palavra é "nada" (de "Inútil Paisagem"), que ecoa no palco vazio. Figura e fundo branco se confundem: mas o vazio transborda melancolia e também alegria, contidas agora em cada espaço, que se expande e se retrai de nós.
A temporada da Quasar inicia a série "4 Movimentos do Banco do Brasil". Serão mais três estréias: "5 Coreógrafos e 1 Corpo", do grupo Tápias; "Éticas", do Centro de Investigação Teatral-Movimento; e "Esquecidos", solo de Catharina Gadelha.


Só Tinha de Ser com Você
    
Quando: hoje e amanhã, às 19h
Onde: CCBB (r. Primeiro de Março, 66, RJ, 0/xx/21/3808-2020)
Quanto: R$ 3 e R$ 6 (ingressos esgotados)

Inês Bogéa viajou ao Rio a convite da produção do evento


Texto Anterior: Organizador lança coletânea
Próximo Texto: Teatro: "Idade da Ameixa" põe tempo na gangorra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.