São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2010

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN (interina) - ultima.moda@grupofolha.com.br

Clube do Mickey

O estilista pop Jeremy Scott fala de seus trabalhos para a adidas e da amizade com Madonna e Lady Gaga

De rótulos o estilista Jeremy Scott entende. Tachado de "palhaço", "oportunista" e "egocêntrico", o norte-americano tem fama de difícil e está na lista negra de muitos fashionistas, o que não o impediu de ganhar o posto de "queridinho" nos corações de popstars como Madonna, Björk e Lady Gaga.
Scott acaba de assinar sua quarta coleção para a linha sportswear de luxo adidas Originals by Originals, com peças de inspiração medieval, que devem chegar às lojas brasileiras no segundo semestre. O estilista faz uma pontinha no novo filme comercial da grife, que tem ainda a top Agyness Deyn, o rapper Snoop Dogg e Noel Gallagher, do Oasis.
De Los Angeles, por telefone, Scott falou à Folha sobre moda, divas e intrigas fashion:

FOLHA - Você transformou símbolos pop como Mickey Mouse em artigo de luxo e, por isso, foi tachado de oportunista pela crítica de moda. O que pensa desses comentários?
SCOTT
- São bobagens de pessoas que tentam tirar o brilho do meu trabalho. O mundo é tão sério e existem tantas outras coisas nas quais se exige seriedade que não vejo por que não podemos brincar e rir um pouco de nós mesmos.

FOLHA - A moda é muito sisuda?
SCOTT
- Sim. E egocêntrica, o que para mim representa o fim da moda. É muito triste ver quantas roupas divertidas e criativas não chegam ao consumidor por conta da construção de marcas que vendem apenas cachecóis, bolsas e perfumes.

FOLHA - Como foi fazer a turnê "Stick & Sweet" com Madonna?
SCOTT
- Trabalhar com Madonna é estar nas mãos de um diretor. Ela sempre tem um personagem específico que quer criar e tudo é muito bem definido e cinematográfico.

FOLHA - Como começou sua amizade com Lady Gaga?
SCOTT
- Nos conhecemos numa festa de aniversário. Ela disse que era minha fã e pediu para tirar uma foto. Gaga é um doce, logo viramos amigos. Ela tem atitude e usa imagens da cultura pop em seu trabalho, quer inspirar as pessoas e trabalha duro para isso. Por isso a amo, bebemos da mesma fonte.

FOLHA - No que você se inspirou para a nova coleção da linha OriginalsByOriginals da adidas?
SCOTT
- Há um tom medieval nas peças, com muitos crucifixos, capuzes e armaduras, das quais aproveitei bastante os reflexos. Existem vários materiais que refletem luz na coleção. Quis continuar com o mix glamour, conforto e sportswear para usar à noite.

FOLHA - Existe preconceito do meio fashion com o sportswear?
SCOTT
- Acho uma besteira pensar dessa forma. O sportswear está sempre se renovando para atingir uma melhor performance, e a moda se apropria dessas inovações. Trata-se de um modo de vestir adotado por pessoas no mundo inteiro, então seria muito estúpido ignorar a importância desse fenômeno da moda.

com PEDRO DINIZ



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