São Paulo, sexta, 9 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilobolus perde criatividade

ANA FRANCISCA PONZIO
em Salvador

Em prosseguimento à turnê brasileira que começou quarta-feira no teatro Castro Alves, de Salvador, o Pilobolus Dance Theatre chega hoje ao Teatro Municipal de São Paulo para mostrar que já não é mais o mesmo de 11 anos atrás.
Na época, esse grupo fundado em 1971 conseguia surpreender com arquiteturas corporais, cuja dinâmica e plasticidade traziam marcas inovadoras.
Hoje, com novo elenco, o Pilobolus demonstra que perdeu o experimentalismo do passado, quando seus atletas-bailarinos lançavam novos referenciais de apoio e equilíbrio por meio de um jogo de parcerias que estimulava os sentidos.
Nas coreografias recentes incluídas no programa da atual temporada, o Pilobolus mostra que boa parte de seu vocabulário se diluiu. Em alguns momentos, suas coreografias podem ser confundidas com qualquer repertório menos expressivo da safra atual.
Em peças recentes, como "Aeros", de 1995, nota-se que está bem menos presente a interação corporal dos bailarinos, que caracterizava as coreografias do Pilobolus.
Se a eloquência coreográfica diminuiu, ganhou força o teatro de imagens.
No programa da atual temporada, o ponto forte é "Day Two", de 17 anos atrás. Ao som de músicas de Brian Eno, David Byrne e The Talking Heads, enfoca o encontro de uma tribo primitiva. Contudo, mesmo a cena final, com bailarinos deslizando na água, já não provoca entusiasmo.
Como expressão histórica da dança moderna norte-americana, o Pilobolus atual sugere que seus integrantes já não possuem a vitalidade criativa de seus antecessores.
Embora Robby Barnett, Alison Chase e Jonathan Wolken, que fundaram o grupo, permaneçam na direção, o Pilobolus depende de criações coletivas.
Nos três espetáculos que o Pilobolus Dance Theatre realizará em São Paulo, o programa mantém as peças "Aeros", "Walklyndon" (1971) e "Day Two". Haverá alternâncias somente com relação a "Pyramid of the Moon" (1995), que será apresentada hoje e domingo e que no sábado será substituída por "Duet".

Espetáculo: Pilobolus Dance Theatre
Onde: Teatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/nš; tel. 011/222-8698)
Quando: hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 17h
Quanto: R$ 10 e R$ 50



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã