São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casais deflagram jogo perverso na peça "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", de Edward Albee, que estréia hoje em SP
A crueldade humana

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
Fotomontagem com cenas da peça "Quem Tem Medo de Virginia Wolf?", dirigida por João Falcão e estrelada por Marco Nannini, Marieta Severo, Sílvia Buarque e Fábio Assunção



Pela primeira vez com texto alheio nas mãos, João Falcão dirige Marco Nanini e Marieta Severo


VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Dirigir peça de terceiro constitui experiência inédita para João Falcão. Desde que montou seu primeiro texto, "Muito pelo Contrário", há 20 anos, ele não fez outra coisa no palco a não ser encenar obras de sua lavra.
O diretor e dramaturgo pernambucano aceitou um Edward Albee logo no primeiro desafio. "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" (1962) entra em cartaz hoje no teatro Alfa, em São Paulo, com Marco Nanini, Marieta Severo, Sílvia Buarque e Fábio Assunção no elenco.
"Eu sempre dirigi por uma contingência de montar o texto da forma que eu imagino na hora de escrever", diz Falcão, 41. Admite que não é fácil enveredar pela seara alheia. Para se esquivar da camada realista, por exemplo, não seguiu as rubricas ao pé da letra.
"Para ser o mais fiel possível ao Albee, nos dias de hoje, eu tive de ser infiel ao autor", pondera. "É mais importante ser fiel à emoção, ao humor sarcástico, à crueldade humana que está por trás das relações dos personagens."
"Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" ("Who's Afraid of Virginia Woolf?") é das peças mais conhecidas do autor de "Três Mulheres Altas" (1994). Albee é frequentemente apontado como sucessor de Arthur Miller, Tennessee Williams e Eugene O'Neill, ícones do drama nos EUA.
Um típico casal de classe média, Martha (Marieta) e George (Nanini), despeja sua frustração social e afetiva em cima de outro casal, Honey (Sílvia) e Nick (Assunção), que mal acaba de conhecer.
Dividida em três atos, a história se passa na sala de uma casa no campus de uma pequena universidade. Trata-se de uma longa jornada noite adentro, regada a fortes doses etílicas.
A lavagem de roupa suja é detonada por Martha, filha do reitor, que tem como alvo o marido e professor de literatura, a quem julga medíocre. Aos poucos, o quarteto se envolve num jogo que oscila da violência verbal à física.
Apesar da densidade do drama, cortado por diálogos repletos de ironia e de sarcasmo, Falcão quer contrabalançar com a única perspectiva que o guia na hora da criação: "o prazer, a alegria".
"É a alegria do risco, da dor, da descoberta, do mergulho na alma. Eu não sei fazer de outra forma, não dá para entender tudo como um castigo infernal dos deuses do teatro", afirma. "Prefiro a alegria do guerreiro na batalha ao recuo do soldado covarde."
Por fim, quer romper com a chamada "quarta parede". "Da mesma forma que os personagens jogam entre si, quero que também joguem com o espectador, já que ficam o tempo todo se exibindo e seduzindo uns aos outros."


Peça: Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
Autor: Edward Albee
Tradução: José Almino
Com: Marco Nanini, Marieta Severo, Sílvia Buarque e Fábio Assunção
Quando: estréia hoje, às 21h; sex. e sáb., às 21h; dom., às 18h. Até 6/8
Onde: teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, tel. 0/xx/11/5693-4000)
Quanto: de R$ 15 a R$ 40
Patrocinador: Embratel


Texto Anterior: Panorâmica: Piano Forte reduz 30% dos preços
Próximo Texto: Marco Nanini e Marieta Severo se reencontram depois de 26 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.