São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marco Nanini e Marieta Severo se reencontram depois de 26 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando atuaram juntos pela primeira e última vez em "As Desgraças de uma Criança", em 1974, Marco Nanini e Marieta Severo não imaginavam que a comédia de costumes de Martins Pena iria delinear, de alguma forma, seus perfis de comediantes.
"Eu gosto da dimensão que o humor dá às coisas da vida", afirma Marieta, 53. Ela reencontra Nanini, 52, em "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", de Edward Albee.
Ambos vêm de peças encomendadas a João Falcão (Nanini com "Uma Noite na Lua" e Marieta com "A Dona da História"). É o segundo Albee de Nanini, que atuou em "Zoo Story" no final dos 70. Marieta debuta.
Para encarar o papel do casal George e Martha, guardam na memória a montagem que assistiram em 1966, protagonizada por Cacilda Becker e Walmor Chagas (havia ainda Lilian Lemmertz e Fúlvio Stefanini).
"Claro, não queremos repetir o que outras montagens fizeram. Elas foram perfeitas. E não me esqueço do impacto provocado pelos diálogos", diz Nanini.
Seu George "não é um homem vitorioso, não tem ferramentas para o sucesso". Daí o desdém.
Marieta não se surpreende com a atualidade e a universalidade do texto. "Vivemos numa sociedade que pede cada vez mais vencedores, status, dinheiro."
Segundo a atriz, Martha vive em função da expectativa dos outros, daí sua frustração diante da queda das ilusões: o marido é um professor medíocre, não galga posições.
"Toda a amargura, toda a sensação de fracasso na vida dela decorre das exigências sociais. Não enxerga nem a sensibilidade do seu marido", explica.
O jovem casal da história, envolvido no enredo capcioso dos anfitriões, é Nick e Honey -ou Fábio Assunção e Sílvia Buarque.
Filha de Marieta e Chico Buarque, a atriz se identifica com trabalhos experimentais, como "Shopping and Fucking", que interpretou no ano passado.
"Num primeiro momento, a Honey parece a mais desarmada para encarar um jogo tão cruel, mas ela usa sua fragilidade para manipular o marido e também expor sua neurose", diz Sílvia, 31.
Fábio Assunção, 28, que volta ao palco depois de "Oeste", de Sam Sheppard, montada há quatro anos, define Nick como um negativo de George no passado. "O jovem professor de biologia sai daquela noite se conhecendo um pouco mais e descobre o quanto se move na vida apenas por interesse", define. (VS)



Texto Anterior: A crueldade humana
Próximo Texto: Falcão cria com Chico e Edu Lobo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.