São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Biscoitos finos para a massa

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O cinema brasileiro precisa chegar a um acordo consigo mesmo. Se quer reter uma parte considerável de seu próprio mercado, tem de aceitar os filmes da Globo sem bufar: a Globo é, bem ou mal, a referência para coisas audiovisuais de massa no país.
"Auto da Compadecida" (Canal Brasil, 17h) é um exemplo dessa influência: primeiro, foi minissérie, depois, virou filme. Seu diretor, Guel Arraes, usou ótimos atores para adaptar a peça de Ariano Suassuna. É preciso reconhecer que o filme se ressente de ter sido feito para TV.
Total: a Globo é capaz de levar o filme brasileiro a uma população massificada. Será muito bom quando, admitindo a diferença entre os dois veículos, oferecer biscoitos finos a essa massa e fizer sucesso. Não é impossível.

TV ABERTA

Ernest Vai à Escola
Record, 14h.
(Ernest Goest to School). EUA, 1994, 89 min. Direção: Coke Sams. Com Jim Varney. Faxineiro de uma escola, Ernest vira aluno e depois cobaia de experimentos que visam transformar um panaca em gênio. Burlesco pouco inspirado.

Zamora, um Amor de Gorila
Globo, 15h45.
(Mom Can I Keep Her?). EUA, 1998, 90 min. Direção: Ed Raymond. Com Gil Gerard. Garoto entrando na adolescência tem os problemas habituais dos personagens de filme de sua idade: dificuldades com a madrasta, pai indiferente, vai mal na escola. Pior será quando ele decide levar para casa uma gorila, sua nova amiga.

Cidade dos Anjos
SBT, 22h30.
(City of Angels). EUA, 1998, 114 min. Direção: Brad Silberling. Com Nicolas Cage, Meg Ryan. Seth (Cage), anjo enviado à Terra para confortar um homem que está morrendo, bate as asas para a simpática médica que cuida do paciente, Maggie (Ryan), que por sinal não acredita em anjos. O charme de Maggie coloca o anjo em situação delicada, já que se se apaixonar mesmo pela moça perderá suas qualidades angelicais e, com elas, a eternidade. O filme anuncia ostensivamente se inspirar em "Asas do Desejo", de Wim Wenders.

Intercine
Globo, 1h30.
Para quinta, a emissora programou a disputa entre a reprise "Fantasmas" (1998, de Joe Chappelle, com Peter O'Toole, Ben Affleck) e o inédito "Justiça a Qualquer Preço" (1996, de Heywood Gould, com Bill Pullman, Robert Loggia).

A Condessa de Hong Kong
Globo, 3h10.
(A Countess from Hong Kong). EUA,1966, 108 min. Direção: Charles Chaplin. Com Marlon Brando, Sophia Loren. O mais rejeitado dos filmes de Chaplin, "A Condessa" narra a história de uma clandestina (Loren) encontrada num navio por um diplomata americano (Brando). Tal rejeição tem a ver provavelmente com a expectativa que o filme suscitou. Estamos, no mínimo, diante de um filme belo e agradável.

Pronto pra Corrida
SBT, 3h20.
(Ready to Run). EUA, 2000, 96 min. Direção: Duwayne Dunham. Com Krissy Perez, Jason Dohring. Menina de 14 anos que adora cavalos de corrida obtém o direito de treinar com um cavalo tido como pangaré pelo dono, mas que, em suas mãos, revela-se bom de corrida. Feito para TV.

O Dragão Relutante
SBT, 4h50.
(The Reluctant Dragon). EUA, 1941, 72 min. Direção: Alfred L. Werker. Um homem leva um livro a Walt Disney para que ele o transforme em desenho. A partir dessa premissa, desenvolve-se o documentário que mostra o trabalho de animação da Disney, visto pela própria Disney. Hoje o interesse histórico é certo. Só para São Paulo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.