São Paulo, sexta-feira, 09 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

A MODA GIRA; O FOCO AGORA É A EUROPA

Alta-costura e masculino na pauta do dia. Na Chanel, Karl Lagerfeld faz história, calando quem questiona o sonho da couture. É o grande nome da moda hoje (o mundo já fala em Chanelmania), ao criar uma moda desejável, ainda que inacessível a 99% das mortais. Chic, caro, sofisticado, autoritário e inspirador, usou o vocabulário do tweed até mesmo aqui na alta-costura. Coco iria amar. Enquanto isso, outro destaque, John Galliano, na Dior, aciona look Madame Pompadour encontra Miss Universo, criando imagens únicas com incrível trabalho de bordados e estamparias. "Fui a Viena e vi Egon Schiele, Sissi, a Imperatriz, e Rússia", explicou o designer à imprensa.
Em Milão, a estréia de John Ray no masculino da Gucci agradou. O designer fez algo mais suave e "emocional", segundo declarou à mídia. Arrasou. No verão da marca, um perfume hippie, com cáftans (confirmou), túnicas e bordados. Na Louis Vuitton, Marc Jacobs faz uma mistura de décadas, mixando início dos 70 com "Brideshead Revisited" (pré-Segunda Guerra) e o filme "Memórias de um Espião" (anos 30), enquanto Slimane, na Dior Homme, aciona o estilo urbano de Los Angeles (couro & rock). A estréia de Stefano Pillati na YSL acionou fotos de Helmut Newton, Jean Loup Sieff, Peter Caine e Duane Michaels. Respect.

HERCHCOVITCH TROCA PARIS POR NOVA YORK
Alexandre Herchcovitch aceitou o convite para desfilar em Nova York e migra da temporada do prêt-à-porter parisiense, da qual participa há quatro anos, para participar pela primeira vez da Seventh on Sixth. A estréia acontece já nesta temporada de inverno 2004/2005, que começa dia 8 de setembro. Cá entre nós, eu mesma já havia cantado essa bola antes para ele: Lá Alê tem mais clientes, mais repercussão na imprensa e mais compradores, já que o ponto de partida para a entrada no mercado japonês (que ama o trabalho do estilista) é mesmo NY, principalmente via a descolada loja Opening Ceremony, que funciona como flagship do masculino do designer. Alexandre vai desfilar em separado o masculino e o feminino. "Foi uma decisão muito difícil, já que para mim foi incrível fazer parte da Chambre Syndicale, mas estou animado com a mudança", disse o estilista. Arrasa!

O SUPERMERCADO DE ESTILOS É AQUI
Quem acompanhou a moda nos anos 90 topou em algum momento com a expressão supermercado de estilos. Pois o criador desse conceito (em que cada década estaria numa gôndola, e você pode comprar e misturar o que quiser, como quiser) estará em São Paulo no mês que vem. O curioso pesquisador inglês Ted Polhemus vem a convite de Cristiane Mesquita para falar para a Faculdade Senac de Moda, e ela diz que ele é um querido. Ted também difundiu a história das "tribos" e foi o responsável pelo upgrade do conceito de streetwear ao status de moda de verdade, com a curadoria da sensacional mostra no museu V&A de Londres sobre o tema. Ou seja: ele tem muito o que ensinar e aprender aqui com as nossas calçadas...

na noite ilustrada...

Sexta tem a noite do Xu, a Platinum, agora no Ampgalaxy. Tocam os DJs Edu Corelli e Atum. No Lov.e, Denise, Philip Braunstein e Renato Cohen tocam na Technova; o D-Edge traz o americano Jonene e, no clubinho Pix, rola a mensal 1, 2, 3, 4 U com Paula e Ana Flavia. No sábado o jornalista e produtor André Barcinski toca na noite 80's Autobhan (r. dos Pinheiros, 573); tem também mais uma edição da absurda Max, no Executivo (r. 7 de Abril, 425) com a DJ de black Nega e o produtor Hisato no som, além do show da Bianca Exótica. O live act Pure Science se apresenta na noite tecno do D-Edge; Kid Vinil toca no clubinho rock Atari e Daniel Belleza toca na noite Viva el Roque no Jive (al. Barros, 376). No novo Exxex (r. Clodomiro Amazonas, 99) tem mais noite de rock com o DJ Bezzi e show da banda Biônica. Domingo rola a última edição do SP Independente, na Casa das Caldeiras (r. Francisco Matarazzo, 2.000). Entre 14h e 19h tocam as bandas Pullovers, Zumbis do Espaço, Dance of Days e Crazy Legs, entre outras.

TEM MAIS DESFILE EM SÃO PAULO; UEBA!
E por aqui começa a segunda etapa dos lançamentos do verão 2005, com a 16ª edição da Casa de Criadores, de 12 a 15 deste mês, no fofito shopping Light, junto ao Teatro Municipal. Minhas apostas: no primeiro dia, a Gêmeas, da dupla Isadora e Carolina, que vem crescendo a cada estação. Na terça fico com o Moshe, que, mesmo com um desfile chato na última temporada, espero uma virada! Na quarta, Priscilla Darolt é a mais instigante. Quinta é o melhor dia, com Walério Araújo (quero ver leveza e humor, hein, bi!) e a sensacional Theodora, de Rita Wainer, que saiu do mercado das t-shirts para chacoalhar o mundo da moda com ironia e consciência fashion a preços módicos!


Texto Anterior: Teatro: "Aldeotas" tem 4 indicações ao Prêmio Shell
Próximo Texto: Cinema/estréia: Fernanda Montenegro dá voz a vaca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.