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FILMES
TV PAGA
Sofia Coppola aposta nos fragmentos da vida
PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Logo no início de "Encontros e
Desencontros", temos na tela o
traseiro de Charlotte (Scarlett Johansson) vestindo uma calcinha
rosa. A seguir, é Bob (Bill Murray), com seu rosto caído no vidro
de um táxi que viaja pelas ruas de
Tóquio, quem tentará -em
vão- compreender o código visual daquela malha de neons, edifícios e esquizofrenia tecnológica.
Fica claro que a primeira imagem,
lúdica e passadista, é única e de fácil leitura, ao passo que a hemorragia visual da segunda, contemporânea, é de difícil tradução.
O sociólogo Zygmund Bauman
diz, em livro, que esta é a era da
modernidade líquida, na qual o
mundo está repleto de signos que
mudam de significado a todo instante. E Sofia Coppola, a diretora,
parece saber disso, mostrando-nos Tóquio como releitura do
Ocidente, que reorganiza, a seu
modo, as coisas que nem mesmo
aqui parecem muito definidas. O
estranhamento que Bob e Charlotte sentem em terra estrangeira
é anterior, ou seja, é mais do mundo onde vivem, repleto de experiências zapeadas. Não é por menos que a amizade entre estes dois
desiludidos nascerá assim, de
passagem.
O olhar do filme não é distópico
e aposta justamente no fragmento
(dos encontros, das conversas pelos corredores do hotel, da incomunicabilidade geral e de todos)
para chegar próximo de uma verdade. E, daí, vale a pergunta: qual
é a verdade da vida, afinal? Amizade, amor, relações de corpo,
compreensão e certeza sobre o
mundo? Quem sabe? O certo é
que, no caso do cinema, a verdade
está um pouco numa câmera que
acredita sobretudo nos momentos e na relação entre personagens
e espaços. E é isso, um pouco, o
que "Encontros e Desencontros"
faz.
Encontros e Desencontros
Quando: hoje, às 21h, no TC Premium
TV ABERTA
Norte-americano acaba no México em "A Leste de LA"
Férias em Alto Astral
SBT, 14h15.
(Camp Nowhere). EUA, 1994, 95 min.
Direção: Jonathan Price. Com
Christopher Lloyd, Jonathan Jackson.
Para escapar ao acampamento de férias
anual, na verdade um acampamento
militar, garotos resolvem criar seu
próprio "camping", com a ajuda de um
atrapalhado professor de teatro (Lloyd).
Sonho da Califórnia
SBT, 16h.
(California Girls). EUA, 1985, 94 min.
Direção: Rick Wallace. Com Robby
Benson, Martin Bull, Tawny Kitaen, Zsa
Zsa Gabor. Sonho de mecânico: uma
garota que é uma máquina. Presença no
elenco de Zsa Zsa Gabor, atriz húngara
que marcou época mais pela freqüência
de seus casamentos e descasamentos do
que por virtudes outras.
Esquadrão de Elite
Record, 22h15.
(Counterforce). EUA, 1998, 100 min.
Direção: Martin Kunert. Com Michael
Rooker, Diane DiLascio, Robert Patrick.
Agente do FBI (Rooker) e uma policial
(DiLascio) tratam de colaborar quando
constatam que uma série de massacres
de prisioneiros vem sendo patrocinada
pela Swat, conhecida tropa de elite,
agora a serviço do mal e responsável pela
criação de um esquadrão da morte.
Uma Relação Pornográfica
SBT, 23h30.
(Une Liaison Pornographique). França,
1999, 81 min. Direção: Frédéric
Fonteyne. Com Nathalie Baye, Sergi
Lopez. Um homem e uma mulher que se
conhecem por anúncios de jornal
dispõem-se a manter uma relação de
natureza puramente sexual. Mas a coisa
começa e ninguém sabe o que é
puramente sexual. Em todo caso, eis a
questão: será possível? Inédito.
O Mestre dos Desejos - Além da
Porta do Inferno
SBT, 1h10.
(Wishmaster 3). Canadá, 2001, 89 min.
Direção: Chris Angel. Com A.J. Cook,
Jason Connery. O mestre dos desejos
agora toma como vítima uma órfã, que
lutará para impedir que entidade
maléfica realize uns tantos desejos do
mestre e, assim, abra a porta do inferno.
Horror.
As Duas Faces do Desejo
Bandeirantes, 2h.
(The Dark Dancer). EUA, 1994, 105 min.
Direção: Robert Burge. Com Shannon
Tweed, Jason Carter, Lisa Pescia.
Psicóloga cria uma segunda identidade
para melhor poder fazer pesquisas sobre
a vida sexual. É óbvio que o livro é um
pretexto para que ela deite e role à
vontade.
Bem-Vindo a Hollywood
SBT, 2h50.
(Welcome to Hollywood). EUA,1998, 89
min. Direção: Adam Rifkin. Com Adam
Rifkin, Angie Everhart, Tony Markes.
Comédia que começa por ser um suposto
documentário, feito por um diretor de
segunda, sobre um ator ascendente. O
problema é que o ator é um fracassado, o
que complica bastante as coisas.
A Leste de Los Angeles
SBT, 4h30.
(Born in East L.A.). EUA, 1987, 100 min.
Direção: Cheech Marin. Com Cheech
Marin, Daniel Stern. Marin é um norte-americano deportado por engano para o
México. Segue-se comédia, mas ele
sofrerá. Só para São Paulo.
(IA)
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