São Paulo, sexta-feira, 09 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Pirata neotropical

ROUPAS USADAS DE GRIFES FAMOSAS E CAMISETAS DE PROPAGANDA VIRAM BASE PARA AS CRIAÇÕES EXTRAVAGANTES E MULTICOLORIDAS DE FABIO GURJÃO

Carlos Cecconello/Folhapress
Da esq. à dir., em pé, Pitty, Vanessa, Fabio, Carô e o arquiteto Eduardo Chalabi; no chão, Dudu, o maquiador Beto Jamal e Douglas, todos vestidos com peças exclusivas da FKawallys

Ex-mauricinho logomaníaco, "viciado" em grifes como Prada e Gucci, o designer e artista plástico Fabio Gurjão, 30, está conquistando os modernos de São Paulo com sua moda "pirata", criada a partir de peças vintage ou simplesmente usadas.
A ideia é simples. Fabio estampa manualmente sobre as peças caveiras estilo pirata, motivos animais e a logomarca de sua grife, a FKawallys. "Até o nome é meio pirateado: Kawallys é [Roberto] Cavalli escrito de um jeito engraçado", conta.
Entre as camisetas que servem de base para as estampas estão desde peças com propagandas de bancos até cobiçadas t-shirts assinadas pelo estilista Marc Jacobs.
"Há décadas não há nada de 100% novo na moda, então faço uma piada com essa história da autoria", afirma.
Além das camisetas, Fabio tem uma linha de jaquetas e coletes customizados que está nos editoriais de moda mais descolados do Brasil e no guarda-roupa das cantoras Ivete Sangalo e Preta Gil.
O cliente entrega uma jaqueta lisa de sua preferência, escolhe os adereços e Fabio devolve a peça adornada, e com o nome do dono nas costas. O serviço custa R$ 3.000.
O designer trabalha sob encomenda (via o blog http://fkawallys.blogspot.com) e, a partir deste mês, passa a vender suas peças na loja virtual da Surface to Air (www.surfacetoair.com.br/store/br).
Fabio circula pela noite de São Paulo com uma "gangue neotropicalista" que inclui os estilistas Dudu Bertholini, Pitty Taliani e Carô Gold- o primeiro, da Neon, e as outras duas, da Amapô, grifes para as quais o designer cria estampas exclusivas.
A turma também conta com a stylist Vanessa Monteiro, o promoter Douglas Moraes e o artista multimídia Rick Castro, parceiros de Fabio na banda performática Alloya Copacabana.
Nos palcos, eles cantam letras inventadas sobre bases de grandes sucessos. Assim, o hit disco "You Make me Feel", do Sylvester, vira "No Rio Não Faz Frio". "É a mesma ideia de intervenção que uso nas roupas. Pegamos uma base que já existe e botamos a nossa marca."

ACORDES DE GRIFE

Moda investe na música como objeto de desejo

De olho na parceria sempre muito lucrativa entre moda e música, grifes de luxo voltam a apostar nas figuras de divas e rockstars para alavancar seus negócios.
O estilista Christopher Bailey, da Burberry, lançou recentemente o projeto Burberry Acoustic, que dá uma força a bandas iniciantes da Inglaterra postando apresentações exclusivas filmadas em Londres. Pelo endereço grifado (www.live.burberry.com) já passaram a cantora Misty Miller e os grupos Live in Film e Ramona.
Em 2008, numa iniciativa similar, a grife de jeanswear Levi's criou no Brasil o Levi's Music - um concurso on-line de bandas novatas.
A eleita pelos internautas neste ano foi a banda carioca Stellabella, ganhadora de um videoclipe que irá ao ar, a partir do dia 17, no site levis music.com.br. O site alavancou as carreiras de nomes estilosos como Vanguart, Cine e Mallu Magalhães.

VOZ DE TOP
As gigantes Prada e Louis Vuitton também apostam na música como chave de suas novas campanhas.
A italiana Miuccia Prada escalou as tops Angela Lindvall e Miranda Kerr para a propaganda de outono-inverno da grife, na qual Lindvall encarna uma cantora.
Já a Louis Vuitton chamou uma das cantoras mais fashion do pedaço, a top Karen Elson, para estrelar a sua nova campanha. Nas fotos, a ruiva, que está em turnê com sua banda, The Citizens Band, divide um camarim com as modelos Natalia Vodianova e Christy Turlington.

TUITADAS

@daianeconterato A Espanha ta jogando bem ne?? E o casting?! Bafooo
A top brasileira suspira pela escalação da seleção espanhola

@GB65 Grupo internacional se reune segunda em sao paulo com intencoes no mercado da China as favoritas sao Richards, Osklen, Ellus! Vai Brasil!
O diretor artístico Giovanni Bianco comenta a visita dos executivos do grupo francês PPR (Pinault-Printemps-Redoute) ao Brasil

com PEDRO DINIZ


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Crítica/Teatro: Cacá Carvalho enfatiza jogo ambíguo de peça de Pirandello
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.