São Paulo, Sexta-feira, 09 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAÚJO

ÁGUIA DE AÇO 2
SBT, 14h. (Iron Eagle 2). Canadá/Israel, 1988. Direção: Sidney J. Furie. Com Louis Gossett Jr., Mark Humphrey. Novamente o Oriente Médio em questão. Outra vez aviadores envolvidos em missões absurdas e implausíveis. Nada a ver. Avaliação:  

A FAMÍLIA ADDAMS 2
Globo, 15h45. (Addams Family Values). EUA, 1993, 94 min. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd, Joan Cusack. Dois "plots" distintos. Num, dois irmãos morrem de ciúme por conta do nascimento de um terceiro filho de Mortícia e Gomez e são remetidos a uma colônia de férias. Em outro, uma caça-dotes quer pôr as mãos na fortuna de tio Funério. Com isso, o filme liberta-se de suas origens e a comédia se impõe. Inédito. Avaliação:   


O PEQUENO CHEFE VERMELHO
SBT, 22h. (The Ransom of Red Chief). EUA, 1996, 89 min. Direção: Bob Clark. Com Christopher Lloyd, Michael Jeter. Menino rico, de 9 anos, que vive aprontando, e se autodenomina Chefe Vermelho, recebe de dois desmpregados a notícia de que será sequestrado e levado para um lugar chamado Caverna de Índio. O menino gosta da idéia. O pai, ao saber do sucedido, nem tanto: terá de pagar pelo resgate. Ambientado na virada para o século 20. Convém não esperar demais. Inédito. Avaliação:   

CIDADE DO ÓDIO
Bandeirantes, 22h. (City of Industry). EUA, 1996, 99 min. Direção: John Irvin. Com Harvey Keitel, Stephen Dorff, Timothy Hutton. Após roubar joalheria, assaltante decide matar seus cúmplices. Um, no entanto, escapa ao massacre e começa intensa perseguição ao traidor. Inédito. Avaliação:   

SOMBRAS DE JULHO
Cultura, 22h30. Brasil, 1995. Direção: Marco Altberg. Com Ângelo Antônio, Othon Bastos, Nelson Xavier. O ponto central do filme é ser uma co-produção com a TV Cultura, num dos ensaios da emissora ao seu atual programa de vinculação entre televisão e produção cinematográfica. O filme, rodado em 16mm, não foi lançado em cinemas e diz respeito à disputa de terras entre dois latifundiários, que inclui um assassinato e o posterior crescendo da violência. Avaliação:  

INTERCINE 1
Globo, 0h30. A primeira disputa com vistas à exibição na sexta acontece entre "Tráficos de Vidas" (1995, de John Harrison, com Peter Onorati, Alice Krige) e "A Primeira Vez de um Adolescente" (Canadá/EUA, 1992, de Eric Till, com Corey Haim, Barbara Williams).

A SOMBRA DA NOITE
Bandeirantes, 2h05. (Night People). EUA, 1954, 93 min. Direção: Nunnally Johnson. Com Gregory Peck, Broderick Crawford, Anita Björk. Soldado norte-americano é capturado pelos russos, em Berlim. O coronel Gregory Peck cuida do caso. Para tanto, dribla o pai do rapaz (Crawford), que exigia ação imediata e violenta, e trata de implicar uma agente que trabalha sob suas ordens e que descobre ser agente dupla. Espionagem em uma Berlim ainda sem Muro, o que é interessante. O problema é que Johnson nunca foi, como diretor, o que foi como roteirista (ele também assina o roteiro). Avaliação:   

INTERCINE 2
Globo, 2h15. Para fechar a semana da sessão dita interativa da Rede Globo, sugere-se: "Os Gritos do Silêncio" (Inglaterra, 1984, de Rolland Joffe, com Sam Waterston, Haing S. Ngor, John Malkovich) e "A Família Sol, Lá, Si,Dó" (1995, de Betty Thomas, com Shelley Long, Gary Cole).

TV PAGA
Chacal, o verdadeiro

da Redação


Para quem viu o recente "Chacal", hoje existe a oportunidade de fazer a comparação com o original, "O Dia do Chacal" (Telecine 2, 21h15), de Fred Zinnemann.
Zinnemann era um cineasta irregular. Seus filmes não raro oscilam desagradavelmente do classicismo ao academicismo. "O Dia do Chacal" está no primeiro caso, e beneficia-se de uma contextualização pertinente, já que trata de uma tentativa de assassinato do presidente francês De Gaulle, alvo preferencial de terroristas.
Mas o que mais impressiona é a limpidez com que o filme trata a história do Chacal, o pistoleiro de aluguel, em uma luta insana para, mais do que matar De Gaulle, cumprir seu contrato e afirmar sua integridade profissional. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Decidir com a intuição divina
Próximo Texto: José Simão: Buemba! FHC e DDD, tuuuudo a ver!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.