São Paulo, sexta-feira, 09 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Prefeitura dá prêmio para concluir longa pronto

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Na produção brasileira havia os filmes que não ficavam prontos. Agora, há os que ficam prontos demais. Vencedor, na sexta passada, do primeiro concurso de finalização de longas da Prefeitura de São Paulo, "Querido Estranho", de Ricardo Pinto e Silva, abrirá o 30º Festival de Cinema de Gramado na próxima segunda, em competição.
Ou seja: deve estar concluído.
O prêmio oferecido -e ainda não entregue, porque aguarda assinatura de contrato- é de R$ 80 mil. "Uma coisa é estar pronto, outra é estar pago. Refuto totalmente essa desconfiança. Cumpri as exigências do edital. Vou ser punido pela minha eficiência? Então a gente tem de ser não-eficiente?", diz o cineasta.
Pinto e Silva afirma que vai usar o dinheiro para saldar despesas de laboratório e pagar algumas peças promocionais. O termo "finalização" costuma designar o acabamento sonoro, de efeitos e créditos de um filme.
Carlos Augusto Calil, diretor do Centro Cultural São Paulo, que organiza o concurso, disse que o assunto está em discussão na Secretaria Municipal de Cultura. Até terça, uma decisão deve ser tomada, depois da análise detalhada do edital do concurso.

TELINHA 1

A apresentadora Xuxa Meneghel concorre duas vezes a melhor atriz no Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro 2002, por protagonizar os campeões de bilheteria "Xuxa e os Duendes" e "Xuxa Popstar". Gugu Liberato disputa o troféu de melhor ator, por "Xuxa e os Duendes".

TELINHA 2

Por falar em campeão de bilheteria, Mara "Avassaladoras" Mourão está entre os 85 diretores patrocinados pela BR Distribuidora no biênio 2002/ 2003, com o filme "Sexo, Pudor e Lágrimas".

RESPALDO 1

Questionados pela Folha se apoiavam a criação da Agência Nacional do Cinema, Lula, Ciro, Serra e Garotinho disseram sim. Soou como música aos ouvidos de Gustavo Dahl, diretor-presidente da Ancine, que em dezembro troca a alçada da Casa Civil pela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

RESPALDO 2

"No marketing das nações, nova fronteira da expansão econômica, o conteúdo audiovisual tem a contribuir. Na reconciliação do país consigo mesmo, também", diz Dahl.

NOMES

Guta Strasser será "Nina", personagem-título da estréia na direção de longas de Heitor Dhalia, roteirista de "As Três Marias".

sarantes@folhasp.com.br



Texto Anterior: "Fomos Heróis": Vietnã é visto sob disfarce heróico
Próximo Texto: DVD/Lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.