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São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

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FILMES E TV PAGA

Quíntuplos
SBT, 14h15.
  
(Quints). EUA, 2000. Direção: Bill Corcoran. Com Kimberly J. Brown, Daniel Roebuck. Garota de 14 anos, que passa por crise de adolescência, se prepara para a chegada de mais cinco irmãos. Como passam por problemas financeiros, a família resolve capitalizar em cima da atenção que a mídia dispensa aos quíntuplos.

A Espada Mágica - A Lenda de Camelot
SBT, 15h50.
 
(The Magic Sword). EUA, 98. Direção: Frederk du Chau. Com Gary Oldman, Jane Seymour. Uma garota sonhadora e aventureira, mais alguns amigos, põem-se à cata da famosa espada do rei Arthur, no que são ajudados pelo mago Merlin.

Bem-Vindo a Sarajevo
SBT, 23h45.
   
(Welcome to Sarajevo). EUA/Inglaterra, 97, 101 min. Direção: Michael Winterbottom. Com Stephen Dillane, Woody Harrelson. Jornalistas (um inglês e um americano) e suas atitudes diante da guerra civil na Iugoslávia e seus horrores, em filme que mistura ficção e documentário e foi bem recebido nos EUA.

Guerra Submarina
SBT, 1h50.
  
(The Hunley). EUA, 99. Direção: John Gray. Com Armand Assante, Donald Sutherland, Alex Jennings. A história do oficial (Assante) e dos marinheiros que topam entrar num submarino, controlá-lo, colocá-lo em condições de combate e, se possível, voltar vivos. Uma história a reter, se se levar em conta que o Hunley se pôs a navegar em 1864. Feito para TV.

Emmanuelle, um Mundo de Desejo
Bandeirantes, 2h.
 
(Emmanuelle, a World of Desire). EUA, 94, 95 min. Direção: L.L. Shapira. Com Krista Allen, Timothy Dipri. Emmanuelle (Allen) faz o de sempre: mostra a seus amantes segredos inimagináveis do amor. Krista Allen é uma Emmanuelle decente, quer dizer, indecente, enfim: bonitona. Mas, vamos e venhamos, Emmanuelle já deu o que tinha que dar.

Um Lobisomem Americano em Londres
SBT, 3h45.
   
(An American Werewolf in London). EUA, 81, 101 min. Direção: John Landis. Com David Naughton, Jenny Afutter, Griffin Dunne. Dois jovens norte-americanos são atacados por lobisomem em Londres. Um deles sobrevive, mas já não é o mesmo. Ponto de partida: horror. De chegada: humor. Só para São Paulo.

Crimes em Wayside
SBT, 5h40.
 
(The Wayside). Canadá, 94. Direção: Darin Wilson. Com Daryl Shuttleworth, Stephen MacDonald, Anna Watkins. Jovem que vai trabalhar em lanchonete, numa pequena cidade, descobre o diário da mulher de seu patrão. O diário conta os muitos podres do patrão, por sinal sujeito de maus, péssimos bofes. Vale a máxima: cinema canadense, ou é Cronenberg ou não é ninguém. (IA)


O homem é um ser dividido em "Sindicato"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Até hoje ninguém sabe se Elia Kazan é crápula ou herói, traidor ou homem de boa-fé. Sabe-se, contudo, que tem coragem: quando, pressionado pela "caça às bruxas", lá por 1950, foi chamado a delatar seus ex-amigos comunistas, não só o fez como publicou uma página no "New York Times" para dizer que isso era uma atitude necessária.
Ora, ninguém ama os dedos-duros, nem o inimigo. De maneira que Kazan amargou a solidão completa, maldito pela esquerda e desprezado pela direita. Deixou de ser o queridinho da Fox. Seu "Sindicato de Ladrões" teve produção independente e de certa forma o reabilitou em Hollywood, tendo recebido oito Oscars (de certa forma porque até hoje sua atitude é condenada por muita gente).
É um filme sobre a dor, em suma. Lá está Marlon Brando, irmão de um poderoso sindicalista do cais de Nova York, forçado a se calar diante das brutalidades que vê os gângsteres praticarem. É pela influência de um padre e uma mulher (é preciso os dois: dá para ver por aí que a situação não era fácil), que Brando decide cooperar com as autoridades no desmantelamento do sindicato.
As decorrências veremos. O importante é que nesse filme dilacerado Kazan fala essencialmente de si mesmo e das pressões que sofreu de vários lados. Para ter uma idéia da loucura que foi essa época, os nomes que ele delatou já eram todos notórios -portanto, a rigor, nem delação houve. E os que o forçaram a delatar sabiam que ele havia deixado o Partido [Comunista] ainda nos anos 30 (por não gostar de interferências em suas peças).
"Sindicato" agita, mais que o tema do traidor e do herói, o do homem dividido -que habita a obra de Kazan desde quase sempre. Essa divisão fez dele um dos raros artistas a não só sobreviver, como crescer após a delação.
SINDICATO DE LADRÕES. Quando: Cinemax Prime, 12h15.


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