São Paulo, Segunda-feira, 09 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Buarque jazzístico Edsel Gómez lança CD e faz show em S P
Pianista "cria" Chico

CARLOS CALADO
especial para a Folha
Vivendo desde 1997 em Nova York, após morar dez anos em São Paulo, o pianista porto-riquenho Edsel Gómez, 36, decidiu reativar seus laços com o Brasil. Lança hoje, em show no Sesc Paulista, um CD dedicado à obra de Chico Buarque.
"Vejo a música do Chico como uma fotografia da alma brasileira", diz o pianista, que criou versões instrumentais para dez canções do compositor carioca, incluindo sucessos como "Apesar de Você", "Atrás da Porta" e "Quem Te Viu, Quem Te Vê".
Gravado no estúdio Mosh (em SP), no ano passado, "Celebrating Chico Buarque de Hollanda" não é só uma abordagem inusitada da obra de um dos maiores autores da música brasileira. É também a afirmação definitiva de um músico talentoso, que vem conquistando um merecido destaque na cena internacional do jazz.
Gómez não tratou as canções de Chico Buarque como meros "standards" -clássicos norte-americanos que os jazzistas costumam usar como pretextos para suas improvisações.
As versões instrumentais de Gómez revelam conhecimento da poesia de cada composição. Ele sabe que a arte do improviso ultrapassa a melodia: exige compreensão dos versos da canção. É preciso saber que sentimentos estão envolvidos.




Disco: Celebrating Chico Buarque de Hollanda
Intérprete: Edsel Gómez
Lançamento: Mix House (tel. 0/xx/ 11/288-2120); a partir do dia 20
Show: Edsel Gómez
Quando: hoje, às 18h30
Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, Paraíso, tel. 0/xx/11/3179-3400)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Filosofia: Krisis lança seu manifesto hoje
Próximo Texto: Televisão - Telmo Martino: Mundo acaba após a Letícia Spiller
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.