São Paulo, terça, 9 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"E Agora?" explora diferenças culturais

Divulgação
A mexicana Hayek e o americano Matthew Perry em cena de "E Agora, Meu Amor?"


da Reportagem Local

"E Agora, Meu Amor?" (Fools Rush In) é uma comédia romântica que explora as diferenças culturais entre Estados Unidos e México, enfocando o mecanismo das relações -principalmente o da amorosa.
Salma Hayek faz o papel da fotógrafa Isabel Fuentes, uma mulher que acredita no destino e tem uma forte ligação com a família. Em um bar mexicano de Las Vegas, ela conhece Alex Whitman (Matthew Perry, o Chandler do seriado "Friends") e engravida dele em um único encontro.
Três meses depois, ela o procura para contar sobre a criança. Alex, que trabalha na cidade temporariamente -supervisionando a construção de um clube noturno- fica abalado, mas revolve ajudar a garota.
A princípio, o executivo só concorda em fazer uma visita sem compromisso à família da jovem -apenas para que os pais dela saibam no futuro quem é o pai da criança.
Mas, entre tacos e guacamoles servidos no jantar, o nova-iorquino perde o controle da situação, deixando-se envolver pelo calor dos latinos -o único que não vai com a cara dele é o pai de Isabel, que não gosta de ver a filha com um homem que usa gravata.
Daí para a frente, o meio e o fim de "E Agora, Meu Amor?" são previsíveis -incluindo um casamento-relâmpago na capela Graceland Wedding com um ator fantasiado de Elvis Presley servindo de testemunha.
Isabel e Alex acabam ficando juntos, apesar das tais diferenças -com destaque para a maneira peculiar com que cada um deles encara o casamento. E o filme (dirigido por Andy Tennant, de "Com Qual das Duas?") passa a se alimentar exclusivamente dessas divergências, não abrindo mão dos estereótipos.

Empregada
Em alguns casos, o recurso funciona. Em uma sequência, os pais do noivo -sem saber do casamento às pressas- chegam à casa do filho e pensam que a nora é a nova empregada.
Seguindo a temática das divergências óbvias, os pais dos noivos ainda promovem um embate religioso. De um lado, uma família mexicana católica -que coloca um enorme crucifixo na nova casa da filha- e, do outro, um casal americano protestante que não acredita em superstições.
Durante o encontro entre as duas famílias ainda surgem diferenças históricas e até de gostos culinários. Mas os casais tentam, sem sucesso, desfazer o casamento dos filhos -uma curiosidade é que John Bennet Perry, que interpreta o pai do noivo, é o pai do ator Matthew Perry.
A reconciliação cultural entre as partes só se dá na sequência final -com tomadas panorâmicas da região do Grand Canyon. Apesar de a história se passar em Las Vegas, a produção conseguiu fugir das imagens tradicionais da cidade, aventurando-se por desertos, represas e desfiladeiros.
O roteiro de "E Agora, Meu Amor?" é baseado na história dos produtores do filme: o norte-americano Doug Draizin e a mexicana Anna Maria Davis, que estão casados há 12 anos.
Na definição dos verdadeiros protagonistas, trata-se de um romance às avessas. Enquanto a maioria dos casais se conhece aos poucos até tomar coragem para assumir um compromisso, o par em questão se compromete logo no início e só depois passa a se conhecer. (ELAINE GUERINI)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.