São Paulo, sábado, 09 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Iron Will - O Grande Desafio
SBT, 14h.
(Iron Will). EUA, 1993, 109 min. Direção: Charles Haid. Com Mackenzie Astin, Kevin Spacey. O órfão Will Stoneman participa de uma corrida de trenós na neve, a fim de ganhar os US$ 10 mil que podem tirar sua família do buraco. Em suma, uma produção Disney (mais Kevin Spacey).

A Melhor Defesa É o Ataque
Rede TV!, 14h.
(Best Defense). EUA, 1984, 93 min. Direção: Willard Huyck. Com Dudley Moore, Eddie Murphy, Kate Capshaw. Disquete da KGB com revolucionário invento cai em mãos de criador fracassado de equipamentos bélicos. Ele pensa que é sua grande chance na vida. Mas as confusões virão. E não serão só confusões referentes ao fato de o filme ser uma comédia. Filme mal dirigido. Dudley Moore é pouco engraçado, como quase sempre, e Murphy não salva os móveis.

Rei por Acaso
SBT, 16h.
(King Ralph). EUA, 1991, 96 min. Direção: David S. Ward. Com John Goodman, Peter O'Toole, John Hurt. Após um trágico acidente, toda a família real britânica morre. Ou quase toda. Sobra Ralph (Goodman). O'Toole é quem tenta ensinar-lhe o ofício.

Funeral em Berlim
Rede TV!, 16h.
(Funeral in Berlin). Inglaterra, 1966, 101 min. Direção: Guy Hamilton. Com Michael Caine, Eva Renzi, Paul Hubschmid, Oscar Homolka. Caine é o agente britânico que vai a Berlim para uma missão a princípio pouco problemática: receber oficial russo disposto a fugir para a liberdade. Vai-se ver, a coisa é um pouco mais complicada do que parecia. Espionagem, especialidade britânica, mas Hamilton é cineasta sem nada de especial a dizer.

Sexta-feira, 13 - 4ª Parte: Capítulo Final
Rede TV!, 22h15.
(Friday the 13th 4: The Final Chapter). EUA, 1984, 89 min. Direção: Joseph Zito. Com Kimberly Beck, Peter Barton, Corey Feldman. Como de costume, todo mundo em Crystal Lake pensava que Jason estava morto. Bem, não estava. A série ganha, aqui, um diretor bem à altura. Zito é um marreteiro diabólico.

Presença de Anita
Cultura, 23h.
Brasil, 1951, 83 min. Direção: Ruggero Jacobi. Com Anoinette Morineau, Orlando Vilar, Vera Nunes, Armando Couto. Primeiro filme da Maristela e também o primeiro de Jacobi, que antes esteve ligado à Vera Cruz. O filme adapta romance de Mário Donato sobre uma mulher impulsiva que se apaixona por um homem casado. Romance que terá trágicas consequências. O crítico Almeida Salles descreveu o filme como uma produção "B" de boa realização. Filme com valor histórico seguro, pois realça as diferenças entre a Vera Cruz e a companhia do bairro do Jaçanã (SP). P&B.

A Bela Face da Morte
Globo, 1h05.
(The Stepsister). EUA, 1997. Direção: Charles Correll. Com Rena Sofer, Bridgette Wilson, Linda Evans, Alan Rachins. Uma estudante de psicologia (Sofer) encontra em casa um belo objeto de estudo, na pessoa da enteada de seu pai que, entre outras, rouba-lhe o namorado e tenta seduzir o próprio padrasto. Daí para o surgimento de revelações reveladoras é um pulo. Pôr as barbas de molho é a palavra de ordem. Telefilme. Inédito.

Viagens de Gulliver
Globo, 2h45.
(Gulliver's Travels). EUA, 1996, 185 min. Direção: Charles Sturridge. Com Ted Danson, Mary Steenburgen, James Fox, Ned Beatty, Edward Fox. Minissérie que a emissora exibe de uma vez (ou, talvez, em versão resumida: como a Globo não informa a duração de seus filmes, pode ser qualquer coisa). O assunto é o presumível: as viagens de Gulliver e suas descobertas estranhas, a partir do clássico romance de Swift. Inédito.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
O paraíso infeliz de Cimino

Poucos filmes foram mais injustiçados do que "O Portal do Paraíso" (MGM, 21h). Sobre essa saga de imigrantes europeus no Wyoming pesou a responsabilidade de levar a United Artists à falência, o que Hollywood nunca perdoou a Michael Cimino.
Passemos pelo fato de que fazer um faroeste, uma superprodução, em 1980, era idéia, no mínimo, arriscadíssima. Mas não deixa de ser estranho que a própria United tenha se encarregado de propagar seu fracasso aos quatro ventos, assim que o filme estreou. Criou-se assim um filme maldito, que ninguém viu.
"O Portal do Paraíso" é, ainda assim, um filme belíssimo do começo ao fim, no qual Cimino confirma suas qualidades de cineasta original, apaixonado e rigoroso. A ver, sem falta. (IA)

MÚSICA
Multishow exibe o jazz de Rachelle Ferrell

A cantora e pianista Rachelle Ferrell é o destaque do "Momento Jazz", do Multishow, que vai ao ar hoje, às 23h. Dona de um trabalho que se equilibra entre o jazz e o pop, ela já tocou com mestres como Dizzy Gillespie, George Benson e Quincy Jones.

CINEMA
Drama e ficção científica são as estréias de hoje
Baseado em fatos reais, "O Vento Será Tua Herança" é a estréia de hoje, às 21h30, no Telecine 1. O filme garantiu a Jack Lemmon, em 99, o Globo de Ouro de melhor ator. Na HBO, estréia, às 20h30, a ficção científica "O Soldado do Futuro", com Kurt Russell.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Viver é preciso
Próximo Texto: José Simão: A Dupla Parada: FHChocho e Ruinaldinho!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.