São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

A arte bélica de proteger os homens

"Apollo 13" (Telecine Emotion, 21h45) trata, como se sabe, do fracasso de uma viagem à Lua.
Mas, como fracasso é palavra maldita no vocabulário americano, a verdadeira questão do filme é transformar a derrota em vitória.
Existe, de início, o drama da tripulação às voltas com problemas técnicos gravíssimos, que rebate em suas angustiadas famílias. Mas a arte maior deste filme vem da sintonia que se cria entre a nave e a base da Nasa, que orienta o retorno.
Basicamente, a mensagem do filme consiste em nos convencer de que o problema da Nasa é muito menos chegar à Lua do que a proteção dos homens. Proteção dos homens que orienta, no mais, a política americana em dezenas de ações bem menos inofensivas. (INÁCIO ARAUJO)

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Johnny Tsunami - O Surfista da Neve
SBT, 14h20.
(Johnny Tsunami). EUA, 1999. Direção: Steve Boyum. Com Branson Baker, Yuki Okumoto, Mary Page Keller, Lee Thompson Young, Kristen Storms, Zachary Bostrom, Steve van Wormer. Homem que vive prensado entre o pai -surfista de mão cheia- e o filho -que segue os passos do avô decide mudar do Havaí, onde vive nessa situação opressiva, para o Colorado. Nem assim: Johnny avô e Johnny neto logo descobrirão o prazer de surfar na neve. Feito para TV.

Riquinho
Globo, 15h35.
(Richie Rich). EUA, 1994, 89 min. Direção: Donald Petrie. Com Macaulay Culkin, Jonathan Hyde, Edward Herrmann, John Larroquette, Christine Ebersole, Michael McShane, Mariangela Pino. Adaptação das histórias de Riquinho (Culkin), o garoto mais rico do mundo. Aliás, sua fortuna está ameaçada por um executivo (Larroquette), que pretende desviar dinheiro das empresas em proveito próprio. E Riquinho tem direito apenas a um filme pobrinho.

Quilombo
Bandeirantes, 22h15.
Brasil, 1984, 119 min. Direção: Cacá Diegues. Com Antônio Pompeo, Tony Tornado, Zezé Motta, Daniel Filho, Jorge Coutinho, Vera Fischer, Grande Otelo, Antonio Pitanga, João Nogueira, Waldir Onofre, Zózimo Bulbul. O diretor Cacá Diegues revisita mais uma vez a história do Brasil para contar a trajetória do grupo de escravos que fundou o Quilombo dos Palmares. Uma produção que, de certa forma, submerge a seu próprio peso, pois as desigualdades são flagrantes.

O Homem Bicentenário
Globo, 22h25.
(Bicentennial Man). EUA, 1999, 132 min. Direção: Chris Columbus. Com Robin Williams, Sam Neill, Oliver Platt, Embeth Davitz, Kiersten Warren, Wendy Crewson, Lindze Letterman. Robô de 200 anos comprado para ajudar nas tarefas domésticas de uma casa revela surpreendentes características humanas. O robô é interpretado por Robin Williams, portanto humano até demais. O filme é uma ficção científica baseada em conto de Isaac Asimov. Inédito.

Intercine
Globo, 2h55.
A semana começa com o eleito do público entre mestre e discípulo, ou seja, entre o suspense "Os Pássaros" (1963, de Alfred Hitchcock, com Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzenne Pleshette, Veronica Cartwright) e o drama de guerra "Pecados de Guerra" (1989, de Brian de Palma, com Michael J. Fox, Sean Penn, Don Harvey, John C. Reilly, John Laguizanno, Jack Gwaltney, Steve Larson).



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Documentário: Cineastas registram a história por acaso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.