São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
DOCE Antes de sua estréia como apresentadora, Didi Wagner foi modelo e chegou a fazer estágios de publicidade em agências como W/Brasil e J. Walter Thompson; há dois anos na MTV, Didi comemora a boa fase na carreira e na vida pessoal

Derrama

A Receita Federal está finalizando um dicionário sobre todos os impostos que já existiram no Brasil (hoje são 14). O número de páginas impressiona: são 227, com mais de mil tributos.

Em 1727, por exemplo, foi cobrado um "donativo para atender às despesas de casamento do príncipe do Brasil e da infanta dona Maria". Em 1747, eram cobrados 2.000 réis cada vez que um burro ou uma besta atravessavam o rio Negro, no Paraná. Em 1939 foi criada uma "taxa de censura" cobrada de peças de teatro, discos, rádios e anúncios submetidos à censura prévia.

Uma das preferidas do secretário da Receita, Everardo Maciel, é a "taxa adicional sobre todos os impostos", de 1885, que respondia por 1% da receita das províncias.

ATÉ O NETO!
E aos seis meses, Tomás, o primeiro neto de Everardo, já tem CPF e vai apresentar, na próxima semana, declaração de isento de impostos à Receita.

É que o avô abriu um plano de previdência privada para ele -o que exige inscrição no CPF.

COLETA
O vice de Ciro, Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, esteve recentemente com Paulo Malzoni, do grupo Victor Malzoni (dono, entre outros, do shopping Pátio Higienópolis). A expectativa, na equipe do candidato, é a de que o empresário seja um dos contribuintes financeiros da campanha.

A assessoria de Malzoni diz que o grupo "sempre teve um excelente relacionamento com a Força Sindical", mas "não se pronunciará sobre a questão da campanha".

PÁGINA VIRADA
No encontro do presidente Fernando Henrique Cardoso com Benjamin Steinbruch, da CSN, em São Paulo, na semana passada, não se tocou nas denúncias de que houve pedido de propina, para Steinbruch, na privatização da Vale do Rio Doce (o empresário nega que tenha sido achacado). De acordo com a assessoria de FHC, o único tema foi a fusão da CSN com a anglo-holandesa Corus -considerada "positiva" pelo presidente. A operação precisa do aval do BNDES.

CURTO-CIRCUITO

O livro "JK e o Programa de Metas (1956-1961)", do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, vai ser lançado hoje, a partir das 17h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

É amanhã a abertura da exposição "Domínios e Dominações", do artista plástico Valdir Rocha, das 18h às 21h, na Sala Mario Pedrosa.

O executivo brasileiro Fernando Queirós Mattoso acaba de ser escolhido o primeiro presidente da corretora PWS Brasil, subsidiária integral da PWS International.

"Políticas Culturais", livro organizado por Leonardo Brant, tem lançamento hoje, das 19h às 21h30, na Fnac.

É com jantar a degustação hoje dos vinhos da série Vintner's Reserve, da vinícola americana Kendall Jackson, no Shiraz Wine Bar.

A Orquestra de Cordas do projeto sócio-cultural Orquestra & Coral Jovem Baccarelli se apresenta hoje, às 9h, no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.


A MUSA DE MILTON
Chega às prateleiras ano que vem um songbook de Milton Nascimento, com todas as músicas do compositor mineiro -mais de 300 partituras revisadas uma a uma pelo próprio Milton. O livro traz ainda uma dedicatória de Jeanne Moureau, musa da nouvelle vague e protagonista do clássico "Jules e Jim", de François Truffaut. Milton é fã de Jeanne, que inspirou suas primeiras composições.

ESTEIRA
A coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker, da companhia de dança Rosas, teve uma surpresa desagradável ao desembarcar em São Paulo na quinta-feira: toda a sua bagagem foi extraviada. As malas só chegaram no dia seguinte.

SOCIAL
Carolina Fasano, Adriana Trussardi, Marina Mariutti, Roberta Suplicy, Priscila Noschese e Silvia de Bueno Vidigal Ramos são as estrelas do catálogo da estilista Flávia Galli -que preferiu não convidar modelos profissionais para o trabalho.

CHAPÉU
O lançamento do livro "Políticas Culturais", com 18 artigos de autores como Aimar Labaki, Fábio Cesnik, Ricardo Ribenboim e Sergio Mambert, vai servir hoje de palco para o lançamento de um manifesto reivindicando a aplicação de 1% do orçamento do governo em cultura. O evento é organizado pelo Instituto Pensarte.

REALEZA DANÇANTE
O príncipe Charles vai construir uma boate dentro de sua casa oficial, para que William e Harry levem seus amigos. A discoteca, com sistema de som de última geração e bar, será construída no antigo sótão da casa, onde funcionava um cinema privativo da rainha-mãe.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Quando o Novo Mundo era o Paraíso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.