São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL

Coreano é melhor diretor

Filme escocês vence festival de Veneza

ALCINO LEITE NETO
ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

"The Magdalene Sisters", o drama feminista e anticatólico do diretor e ator escocês Peter Mullan, ganhou ontem o Leão de Ouro de melhor filme do 59º Festival de Cinema de Veneza.
A escolha do júri, presidido pela atriz chinesa Gong Li, agradou crítica e público -o filme era um dos preferidos de ambos. Mullan recebeu o prêmio vestido com traje típico escocês.
"As Irmãs de Madalena" é um filme comovente e de grande vitalidade. Baseia-se na história real dos conventos Madalena, verdadeiros campos de trabalho forçado da Igreja Católica na Irlanda, para onde eram levadas jovens que haviam sido estupradas ou engravidadas fora do casamento.
A inglesa Julianne Moore foi eleita a melhor atriz por "Far from Heaven", de Todd Haynes. Ela está excepcional no papel de uma dona-de-casa americana, nos anos 50, que descobre que seu marido é homossexual.
O italiano Stefano Accorsi foi escolhido o melhor ator, por "Un Viaggio Chiamato Amore", de Michele Placido. O prêmio de direção foi para o coreano Lee Chang-dong, por "Oásis".
O grande prêmio do júri foi para o russo "Dom Durakov - La Maison de Fous", do veterano e convencional Andrei Konchalovsky. O júri ignorou os dois melhores concorrentes: "Dirty Pretty Things", de Stephen Frears, e "Dolls", de Takeshi Kitano.
O fotógrafo Ed Lachman recebeu o prêmio de melhor contribuição individual pelas imagens de "Longe do Paraíso". Ele é também co-diretor, com Larry Clark, de "Ken Park".
Na mostra Contracorrente, com obras mais ousadas, "Springtime in a Small Town", do chinês Tian Zhuangzhuang, foi eleito o melhor filme. "A Snake of June", do japonês Shinya Tsukamoto, ganhou o prêmio especial do júri. Os orientais dominaram a cena em Veneza.


Texto Anterior: "Decidi fazer da experiência terrível algo bom"
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: USP desenvolve ‘cérebro’ de televisor digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.