São Paulo, sexta-feira, 09 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paladar afinado



Produtor britânico manipula sons de alimentos em "Plat du Jour"

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Você é -e ouve- o que você come. É a premissa utilizada pelo produtor britânico Matthew Herbert para a realização de seu recente álbum, "Plat du Jour". Lançado no final de julho na Europa pelo selo Magic and Accident, do próprio Herbert, o disco tem como ingredientes sons originários e manipulados a partir de alimentos, animais que servirão como alimentos, bebidas ou do ambiente que os cerca.
Mais do que o caráter inusitado da coisa, "Plat du Jour" traz um ataque feroz à indústria alimentícia, à má qualidade da comida, às agressivas estratégias de marketing, às empresas de fast food, às conseqüências da globalização para os mercados locais...
Herbert, um dos mais ativos e críticos produtores de eletrônica do mundo, que esteve em São Paulo em 2004, quando se apresentou na abertura do festival sonarsound ao lado de uma big band, preparou cada canção como uma peça em separado, utilizando como receita um fato histórico ou um acontecimento atual.
Assim, a primeira música, "The Truncated Life of a Modern Industrialised Chicken", foi cozida com a ajuda do cacarejo de 30 mil frangos numa granja; "An Apple a Day" tem como ponto de partida o barulho de 3.255 pessoas mordendo maçãs; já "Nigella, George, Tony and Me" recria a refeição que a chef televisiva Nigella Lawson preparou para George W. Bush e Tony Blair, quando o presidente americano foi à Inglaterra agradecer o apoio do primeiro-ministro britânico na Guerra do Iraque.
"Plat du Jour" não é um disco comum; deve ser apreciado com seus acompanhamentos, com a história que há por trás de cada faixa, com os dados coletados por Herbert com a ajuda de especialistas. Tudo isso pode ser encontrado em www.platdujour.co.uk.
"Uma das intenções do disco é fazer com que olhemos para a história. O Brasil é um exemplo perfeito sobre a conexão entre o trabalho escravo e o café e o açúcar", disse Matthew Herbert em entrevista por telefone à Folha.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Paladar afinado: Apresentações ao vivo têm presença de chef de cozinha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.